“Se Renato Russo vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos”, diz Tavares da Fresno

Foto by Pedro Cupertino on Flickr
A cena emo é, certamente uma das mais fortes e culturalmente relevantes do nosso tempo. Você pode até não gostar, mas jamais poderá ignorar esse fenômeno que é, além de responsável pela venda de milhões de álbuns, criador de novas tendências estéticas e musicais. Confesso que, como muitos, meu interesse para saber o que estava acontecendo dentro dessa nova onda era praticamente inexistente. Havia uma áura de pré-conceito a qual alimentava justamenate por não entender como as coisas realmente funcionavam ali.
Para explicar, ninguém melhor que um dos integrantes de uma das Fresno surge reformulado para abraçar o pop" href="http://igpop.ig.com.br/principal/2008/04/19/de_olho_no_sucesso_fresno_surge_reformulado_para_abracar_o_pop_veja_o_video_1278331.html" target="_blank">bandas emo de maior sucesso no país: Tavares, baixista da Fresno. Indicados em duas categorias do VMB 2008 (Artista do ano e Hit do Ano por Uma música), o grupo assumiu um lugar privilegiado na mídia nacional ao mesmo tempo que é reconhecido por ela. Eu, no Rio Grande do Sul e Tavares, em um dos cada vez mais raros momentos de folga, em sua casa em Sampa batemos um papo de quase duas horas.
Com exclusividade, Tavares falou sobre o mito criado no movimento emo, o assédio das fãs, seus ídolos e sobre a relação com Chitãozinho e Xororó durante e após o mega sucesso do Estúdio Coca-cola Zero.
Diferente de uma entrevista, pela primeira vez vou evitar interferências características do formato ping-pong (perguntas e respostas). Utilizar as citações em um texto era uma alternativa caso este não tivesse ficado absurdamente grande. Então decidi fazer diferente. Desfaça-se de todo pré-conceito e enjoy yourself. Com a palavra, Tavares.
Sobre o conceito de Emo
“Se Renato Russo vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos”
Na verdade o emo vem de toda uma questão hardcore que começou no final dos anos 80. No ínicio dos 90, diversas bandas vieram com a essa temática. Toda banda pop rock que existe hoje, que está na midia como Panic at the disco e Avril Lagvine, por exemplo, estão ancorados no visual e na atitude das bandas emos. Nesse sentido houve uma revolução cultural muito intensa.
O emo acabou fazendo música romântica dentro de um genero que não aceitava isso muito bem. Dai a expressão emotional hardcore. Só que depois tudo isso se perdeu. Toda a música moderna, de uns 10 anos pra cá, está, em algum momento, baseada no emo, seja estética ou liricamente. Hoje em dia, até mesmo as novas bandas de metal carregam o visual emo e o seu padrão de composição musical.
“Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”
Em tudo o que vejo de novo consigo achar essas referências. Se o cara falar sobre “a cena emo” eu nao me importo porque sei que a pessoa sabe do que está falando: é uma cena que abrange muitas bandas, algo tão grande quanto foi o grunge nos anos 90. É só lembrar que, do meio dos anos 90 pra cá, tudo ou era grunge ou derivado do grunge ou new grunge. Nesta época o grunge também já tinha se perdido ao ponto de dizerem que Stone Temple Pilots era a mesma coisa que Nirvana. Na verdade, todas as bandas cairam num nicho de mídia e foram classificadas da mesma forma.
“O emo é a moda dos anos 2000. Isso inclui música, visual e até literatura.”
O cara pra ser emo não precisa ser tão extremo por pouca coisa. O emo pra mim é um estilo o musical, quando muito, a moda dos anos 2000, como eu disse anteriormente, mas que não deve entrar no psicológico de ninguem. Ninguém precisa cortar os pulsos.
“Se eu quissesse falar de política, seria um politico.”
Na verdade, eu não estou a fim de falar de problemas financeiros nas minhas músicas e, embora seja um cara politizado, não estou a fim de falar de politica também. Minha função no mundo não é essa. Se eu quissesse falar de política, seria um politico. Uma coisa que achamos legal falar é isso: de relacionamentos, de amor. Se pararmos pra pensar, a vida gira em torno disso. Sou fã do Renato Russo mas, se tu fores analisar, ele era um emo. Se ele tivesse vivido nos anos 2000 ele seria o emo dos emos.
O visual
Nosso visual é muito sincero por influências de coisas que eu acho legal. Agora eu te pergunto: quem disse que ter suiça grande é ser emo? Eu acho mais legal dizer que o meu cabelo vem do Cavaleiros do Zodíadicos (risos), mas dai é muita loucura. O meu visual eu fui montadando com o tempo.
Eu trabalho com a imagem da mesma forma que Augusto Licks sempre usou o cabelo para trás, óculos e camisa branca. Acho que para marcar, você tem que trabalhar tudo. Pra mim, nada mais rock n roll do que o [Humberto] Gessinger usando all star e bombacha.
Nota: lembro que uma das coisas que mais me chamou atenção quando vi o Tavares, no final de junho, foram as tatuagens que ocupavam cada centímetro quadrado dos dois braços. O baixista confessou que era impossível contar quantas tinham no corpo, mas faz uma estimativa de que já sentou na cadeira do tatuador umas 45 vezes!
2008: O melhor momento da banda
O que a Fresno tem de diferente das demais bandas é que ela cresceu muito e fazia um sucesso muito grande tanto dentro de Porto Alegre quanto fora. A maioria das bandas primeiro se estabelecem dentro da sua cidade. Depois ganham o Estado e depois o País. No nosso caso foi diferente. A midia portoalgerense fechou os olhos pra nós. Ela não estava ligada no que estava acontecendo. A Fresno foi uma das primeiras bandas que estorou na internet no Brasil. A internet é a nossa ferramenta chave. O que muitos não sabem é que esse espaço é nosso há muito tempo. Agora que a grande midia como a televisão, por exemplo, está nos conhecendo.
O assédio:
“Se eu fosse mulher eu já poderia ter disparado uns 50 processos por abuso sexual.” (risos)
Em média, 20 pessoas batem na minha porta todos os dias ou ficam ali, na espera de eu sair ou chegar. Fatalmente tu perde a privacidade. Um dia, eles falam com o um vizinho que tu não conhece, conseguem entrar na casa desse vizinho e acabam visualizando teu quarto, por exemplo. Não tenho um terço da fama de várias pessoas que estão na mídia há mais tempo, mas eu saio ‘espiado’. Tudo o que faço acaba sendo sempre vigiado.
Cantadas são normais. Se eu fosse mulher já teria disparado uns 50 procesos por abuso sexual. Mas o mais estranho são aquelas pessoas que querem se passar por alguém que finge não te conhecer. Pessoas que tentam me convencer que o fato de estarem perto de você é uma coincidência. Muitos chegam a criar uma nova vida apenas para, por meio dela, poderem chegar perto de você. Isso é muito louco”
A “responsabilidade” e os ídolos
Assumi este papel para algumas pessoas, o mesmo papel que os meus ídolos assumiram para mim. O cara, ao longo da vida tem vários ídolos que vão se destacando pela importância musical. Eu, na minha vida, não tenho como nao citar o Paul McCartney.
“Duca e Humberto mudaram a minha cabeça quando eu comecei a ouvir música.”
O Pouca Vogal vai ser o acontecimento do Universo!!Ninguém entende como estou vendo esse projeto. São os meus dois maiores ídolos.
Pergunto: Mas, Tavares, lembro que, muito antes da tua carreira musical tu já conhecia o Duca e vocês eram amigos…
Sim. Inclusive já trabalhei com ele no estúdio. Ficamos bem amigos. Temos uma relação de amizade, mas o cara ainda é meu ídolo. Não consigo tratá-lo com normalidade.
O Humberto também. São dois caras que respeito muito. Não consigo falar com o Duca dispensando as formalidades. O Humberto eu nem quero conhecer, para tu teres uma idéia. Tive várias oportunidades de conhecer o Humberto, mas eu não quis. E não é nem medo de me decepcionar, mas porque ele é um grande ídolo. Tenho a coinciência de que sempre se deve separar o trabalho do teu ídolo da vida pessoal dele. O Duca é um cara que eu respeito muito e todas as vezes que falo com ele tem sempre aquela questão do respeito e uma certa honra. O respeito não acaba. Mesmo tu sabendo quem ele é, seus defeitos e qualidades, isso não acaba.
Nota: quando conversei com Humberto na semana seguinte, comentei com ele o fato do Tavares não querer sequer conhecê-lo por ser seu ídolo, ao que Humberto, surpreendentemente, respondeu: “Eu entendo ele, porque sou assim também” (risos).
Sobre o Estúdio Coca-cola com Chitãozinho e Xororó

Foto by Luringa on Flickr
“Foi a coisa mais legal do mundo!”
Depois que se tem uma certa idade, vê-se que preconceito musical é coisa de adolescente. Como dizer um não para Chitãozinho e Xororó se foi uma das coisas mais legais que já fizemos? Quem iria dizer o contrário? Ter uma banda e ter a oportunidade de tocar com os caras mais importante do sertenejo. Dai tenho que aguentar ouvir coisas de gente que vai em canal de televisão para dizer “Não adianta ter os braços tatuados e tocar sertanejo” . A questão é que, tocar com Chitãoxinho e Xororó foi tão legal, mas tão legal que se a gente tivesse tocado de graça, num galpão e nínguem ficasse sabendo, iríamos curtir do mesmo jeito.
A melhor versão do especial na opinião dessa blogueira
“Os caras são o retrato da humildade.”
São muito gente boa. Os músicos deles sao um absurdo de bom e… cara, foi muito fácil, muito barbada. Chitãozinho e Xororó são as melhores pessoas do mundo. Fomos apresentados para eles e passado um tempo, não demorou muito para eles começarem a entrar na nossa e falar palavrões também (risos).
Tem muita coisa bizarra acontecendo na minha vida: a fama é uma coisa bizarra. Tocar para muita gente é algo bizarro. Mas nada, absolutamente nada, foi tão bizarro do que ter se tornado amigo de Chitãozinho e Xororó. Não foi só o lance do Coca-cola. Vamos fazer outras coisas juntos. Eu estou aqui conversando contigo e olhando para os potes de extrato de própolis que eles fabricam e que me mandaram de presente. É muito louco e muito legal.
Os planos

Foto by Luringa on Flickr
Eu estou escrevendo muita coisa nova, compondo para muita gente. Estão entrando vários trabalhos de pessoas muito bacanas. Quero me concentrar mais nisso porque o meu tempo livre é escasso.
Na verdade, trabalhar com música é ter tempo livre… sim e não. De repente, trabalhar 18 horas com música náo é tão chato como se eu fosse trabalhar 18 horas com qualquer outra coisa. Tu aguenta porque tu está tocando, está fazendo música, é algo que você gosta. O que quero mesmo é produzir. Já produzi a Fresno em uma época que não tinha toda essa estrutura para gravar. Vou produzir o álbum do produtor Rodrigo Castanho… É algo bem grande.
E quem duvida?









“Se Jesus vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos”?
[Responda este comentário]
Lucas Reply:
November 15th, 2008 at 3:47 pm
Lógico que naõ;porque Jesus era um homem que naõ se preoculpava com as coisas do mundão más sim com as coisas de Deus.
[Responda este comentário]
Emo é, definitivamente, música para crianças do ano 2000.
Bom, pelo menos eu não conheço ninguem com 18+ anos que goste de Fresno ou NxZero.
Já ouvi muitas músicas de muitas bandas emo, e definitivamente nenhuma nunca foi agradável aos meus ouvidos.
E não é pela simplicidade dos acordes e arranjos das músicas, pois isso o Nirvana, a Legião Urbana e muitas outras bandas que são boas também faziam. Só que eles eram mais verdadeiros.
O emo nada mais é do que um movimento criado para vender CDs para uma massa que antigamente não comprava CDs -
as criançaso público menor de 18 anos.[Responda este comentário]
lucas Reply:
November 15th, 2008 at 3:49 pm
Lógiicoo quee não;filho a musica emo é uma musica que é totalmente sincera;e que naum são só adolescentes que ouvem más pessoas maiores de idade também.
[Responda este comentário]
Renato Russo era poeta, não cantava essas musicas repetitivas que fala a mesma coisa sempre. O cara sim era punk. Não modinha.
[Responda este comentário]
QUE ABSURDO!!!!!!!!!!!!!
RENATO RUSSO É UM PUNK, ROCK COMO O RENATO MESMO DISSE “ROCK É ATITUDE E NÃO MODA” OS EMOS SAO UMA MODA!!!!! LOGO LOGO PASSAM!
O RENATO SERÁ UM ETERNO LETRISTA E O MAIS PUNKEIRO DO BRASIL!
ESSE FRESNO (FRESCO) PASSA LONGE CULTURALMENTE E MUSICALMENTE DO RENATO!
FALA SERIO!
[Responda este comentário]
Se o Renato Russo, onde quer que esteja, viu ou ouviu uma barbaridade dessas, rapaz, deve ter ficado puto da vida com essa história. Ele, embora tenha composto canções românticas, ao longo de sua obra, foi o fundador da maior banda punk do país (Aborto Elétrico) no final dos anos 70. Além disso, suas canções eram inteligentes, mesmo as românticas. Porra, Fresno é piada né…..
[Responda este comentário]
Eu respeito toda manifestação musical, o que não significa que eu goste. Sou muito eclético, mas não aturo o conceito “está na moda”. Quem quer ser Emo ou qualquer outra coisa, pode ser livremente que não sou eu nem qualquer juíz de direito que vamos impedir, tal qual fizeram com a Bidê ou Balde, censurando a música “e por que não”,porque ela, com os versos trocados, estaria influenciando o incesto. Enquanto isso deixa a dança do Créu tocar livremente nas rádios nacionais, inclusive na rádio Cidade. Sem contar os sertanejos cantando que “bebem pra carai”. O único motivo que me faz escrever tudo isso é o repúdio ao senhor Tavares (baixista da banda Fresno) que disse que se Renato Russo estivesse vivo seria o “Emo dos Emos”. Primeiro, gostaria de saber se o Senhor Tavares tem poderes paranormais ou coisa parecida para se comunicar com os mortos e saber o que eles pensam sobre moda. Segundo, gostaria de perguntar ao mesmo se música tida por pop-rock, com tema romântico é igual a desfiles estilísticos no palco, com riffes de guitarras tão fracos quanto os de um aluno na terceira aula de violão, um cabelo que não nos deixa ver seus olhos( o que tira a credibilidade)e gritos em tons difíceis de se alcançar misturados com gemidos, mais tarde corrigidos no programa de linhas de afinação( acho que o nome é auto tunning)? Ao vivo a performance é deprimente. Pelo menos o Renato não precisava de recurso eletrônici para afinar quando cantava. Quer aproveitar a boa fase e lucrar meu caro Tavares,aproveite. Não esqueça que isso assemelha-se a melhor banda de todos os tempos da última semana. Febre até alta,mas passa. Te encontro no asilo dos artistas.
[Responda este comentário]
Isso é um absurdo!!! Como assim, Renato Russo, emo?!?!
Eu acho isso uma ofensa… Acho que ele ficaria muito puto se ouvisse isso, emo não tem nada a ver com Renato Russo.
Ele não usava franja, calça legging ou qualquer outra coisa que seja referência aos emos. Pelo contrário, Renato Russo era totalmente o contrário dos emos, só porque ele escrevia músicas românticas?
Gal Costa e Djavan também seriam emos, isso não tem cabimento.
Quem não concorda, que me desculpe, mas eu apenas mostrei o que penso.
[Responda este comentário]
Fala sério… esse cara sabe tocar bateria, e só… não entende nada de música, nem to falando do tipo de som q eles fazem, to falando das asneiras q ele disse na matéria toda! hehehe
EMO é um ESTILO MUSICAL q possue um visual diferente (ridículo) pensando justamente pra virar modinha… deu certo… milhares de adolescentes sem cérebro seguem, imitam e acham q isso é estilo de vida! huahuahauahua
[Responda este comentário]
Renato Emo… acho que não né, não precisa forçar tanto assim.
[Responda este comentário]
Renato Russo, emo??
Uhauhauhauhauhauhauahuahuahuah
É típico de quem não conhece a obra deixada pelo cantor e compositor.
Está usando o nome dele, para chamar a atenção do público para essa modinha escrota! Usa o nome de Renato Russo para distrair os fãs de suas letras fracas e imbecis que nem merecem comparações com as letras de Renato Russo.
Ler isso é no mínimo hilário! O cúmulo do “ridiculum”. Uma coisa sem nexo, assim como as letras dessa banda horrível entitulada de Fresno.
Bandinha e modinha feita para adolescentes pseudo-rebeldes e cornos chorões sem vergonha na cara!
Achei bizarro isso. Querer colocar o nome de uma lenda ligada a um movimento totalmente inútil e babaca!
[Responda este comentário]
Afirmar que Renato Russo seria um emo se hoje estivesse vivo, é um verdadeiro desacato ao Rock Nacional, Renato veio de uma veia Punk muito forte o “Aborto Elétrico” que depois do seu desmenbramento originou o Legião Urbana, Capital Inicial e o também saudoso Plebe Rude; O Capital Inicial é emo? Ah ah ah, lógico que não né? Renato Teve sempre um estilo próprio e imitado até hoje. Esta geração com atitude (aliás,que atitude?)Emo criada no ano 2000 dissende de uma adolêcencia conturbada pelos disturbios provenientes da Internet. Conseguem fazer algum Som devido aos recursos hoje existentes e que faz com que o verdadeiro Musico se iguale a meros amadores como estes “emos”.
O nosso Pais caindo na desgraça e a midia dando corda para bandas deste tipo, que se quer sabem viver a sua adolecencia, quanto mais julgar um Idolo Nacional que merece respeito pois este sim teve atitude pessoal e primcipalmente politica em toda a sua carreira a unica coisa em comum que Renato Russo teria com os tais Emos seria a sua opção sexual que ele assumiu bem antes de nos deixar fisicamente.
Um forte abraço a todos os fãs do verdadeiro Rock Nacional.
[Responda este comentário]
absurdo…
absurdo…
absurdo…
era melhor ter ficado quieto. Deixa o Renato Russo descansar de boa… sem essa de usar popularidade de outros para justificar certas escolhas.
Abraço
[Responda este comentário]
Renato Russo, emo??
Como vcs são patéticos…
Ele sim fazia algo q pode ser chamado de musica…de arte…
Essas bandas emos não chegam nem se quer aos pés dele…
Q post lamentável…
[Responda este comentário]
Definitivamente ñ, Renato Russo ñ seria “emo” se ainda fosse vivo!
Ñ é preciso conhecer tda obra e vida desse ícone da minha geração, pra saber q mesmo sendo gay, Renato nunca seria um “viadinho” como esses esses “emos”.
Estamos vivendo uma decadência musical; salve raríssimas excepções, pois convenhamos, certamente Renato está revirando seus ossos com esse comentário estapafúrdio!
Ñ consigo entender a prepotência desse rapaz d dizer uma coisa dessas. Suas musicas ñ chegam aos pés da música + foleira do “LEIGÃO URBANA”
Meus queridos, cresçam, estudem e se tornem músicos d VERDADE!
[Responda este comentário]
ve ai que fofos…
[Responda este comentário]
Nada contra o emo, até gosto de Dance of Days, e da música Carpe Diem do próprio Fresno. Mas Tavares, Renato Russo emo dos emos? Qual é cara?
Qualquer banda emo, e digo qualquer banda mesmo, nacional ou internacional (the used, dance, nx zero….) nunca vai chegar perto do que o Renato Russo fazia, e mesmo que ele estivesse presente entre nós nos dias atuais, dúvido que ele se renderia a tal moda emo.
Com todo o respeito a toda cena emo, a todos os musicos. O que o Renato Russo fez, ninguém vai fazer, e ele não mudaria isso, por nada.
[Responda este comentário]
Pqp, falar que Renato Russo seria o Emo dos Emos é exagero demais, Renato tinha uma coisa que pouco achamos nas “bandinhas” de hoje, que era a capacidade de montar obras primas como Faroeste Caboclo, Metal Contras as Nuvens. Não posso discordar que por vezes suas emoções falavam alto nas músicas, mas dizer que ele seria emo é algo diferente, até mesmo pq o mercado fonográfico é bem diferente do que era na época e outra, vcs sabem das fontes que Renato bebeu? Ele tinha um referencia músical pesado por trás, não esta superficialidade que muitos tem hoje em dia. Faltou falar que Cazuza tb seria emo… PQP…
E me desculpe, depois que li: “Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”, desistir do restante, ficou estapafurdio demais, mostrou que não entende nada de música mesmo… O que acontece no mercado é que a geração de hoje curte estas músicas emo, e isso põe em evidencia, e não quer dizer que hoje estas três coisas sejam as mesmas, temos muitas bandas rock por ai que não ficaram emo…
[Responda este comentário]
Atenção aos leitores dessa página, não considerem o que esse “músico” disse, pois as letras de Renato Russo não retratam essa atmosfera emo, ela sim comentam sobre as diversas fases de relacionamentos dos homens numa sociedade, seja ela entre um grupo ou a captação de um indivíduo perante a sua insignificância como um homem moderno, passando por representar, por exemplo, uma passagem da”Divina Comédia” de Dante Alighiere em “A fonte”. Coisa que muitos “músicos”, como esse sujeito acima, nunca conseguiram representar com palavras e melodias como fez Renato Russo. Notamos ainda que a indústria cultural, notada pelo elemento, a qual masifica tudo e todos deve sim ser combatida, através de um projeto de resistência, a qual a música faz parte.
[Responda este comentário]
Nunca que o Renato Russo seria EMO!
ele nunca se filiou a essas “modinhas” passageiras e tbm não tem nada a ver com o estilo EMO de música!
as músicas do cara tinham letras muito inteligentes… com críticas à situação social e política… ele não se preocupava só com o seu próprio estado de espírito…. ele se preocupava com os outros… com o país… com política… suas músicas não falavam só de tristeza, mas tbm de superação!
pra terminar, vou colocar uma frase dele:
Tudo passa, tudo passará…
E nossa estória não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.
E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos.
(Metal Contra as Nuvens)
[Responda este comentário]
FALA SÉRIO, RENATO RUSSO EMO… PORRA CARA NÃO SEJA IGNORANTE… ISSO É UM GRANDE ANACRONISMO, PARE DE ESCREVER ESTAS BOSTAS E VAI ESTUDAR… DEPOIS DE ENTREVISTAS…
[Responda este comentário]
esse bosta só pode estar de brincadeira,por que ele e sua bandinha ainda não escreveram letras como a do Renato,que para mim foi e sempre será o melhor compositor do rock nacional,anos 80 não tem comparação as bandas não eram comerciais como essa tal de fresno,cpm,nx0,etc,todas se vendem para a tal mtv,que para mim só prestou nos anos 90.
VIVA ROCK ANOS 80
[Responda este comentário]
A banda “fresno” esta com inveja por eles não fazerem tanto sussesso quanto Renato Russo(que por sinal “vive até hj”!!!)
[Responda este comentário]
esse cara só pode estar de brincadeira,por que ele e sua bandinha ainda não escreveram letras como a do Renato,que para mim foi e sempre será o melhor compositor do rock nacional,anos 80 não tem comparação as bandas não eram comerciais como essa tal de fresno,cpm,nx0,etc,todas se vendem para a tal mtv,que para mim só prestou nos anos 90.
VIVA ROCK ANOS 80
[Responda este comentário]
Acho que o Renato Russo seria sim… já era viado mesmo!
[Responda este comentário]
A diferença fundamental entre a música feita pela Legião Urbana, as letras feitas por Renato Russo, é que falavam de amor e de existencialismo de uma forma muito poética, diferente do que os emos fazem, usando uma linguagem direta, sem poesia, sem metáforas. Além disso, Russo também escrivia músicas politizadas, o que os emos não fazem. Permancem patinando nos temas amorosos e existenciais, com muita pieguice. Nada contra, afinal as pessoas vivem em seu tempo. Renato Russo era um homem de seu tempo, um tempo em que ainda existia poesia na musica e nas artes. Os Emos são a geração da internet, da globalização, das rápidas e frívolas, do desencanto, do vazio. É uma pena que eles não saibam escrever sobre tal e permaneçam apenas choramingando por que um amor não deu certo.
Bom resumindo, o que um fazia, e eu incluo aí vários outros artistas de renome na cena rock dos anos 80, é muito diferente do que os emos fazem hoje, pelas razões já expostas. Ou seja, Renato Russo nunca seria um Emo. rs…
Sem mais…
[Responda este comentário]
Pra mim essa coisa de “emo”, suja o nome e a história do BOM rock. Nunca poderão nem ser comparados a bandas como AC/DC ou Guns’n Roses.
E outra, Renato Russo não era um emo até porque, ele não soube o que era isso. A época de boas músicas se foi.
[Responda este comentário]
A bunda dele s o renato russo viverisse ele seria emo…kra mais mongol, naum sab nem diferenciar musik(de renato) do q poluição sonora (fresno)…cara vei BURRO..
=D
[Responda este comentário]
Odiei a colocação do baixista da banda “Fresno” quando blasfemou literalmente dizendo que “se Renato Russo fosse vivo nos anos 2000 seria o emo dos emos”. Olha, isso é sinal de quem não conhece uma vírgula de quem foi e o que representou o grande mito Renato Manfredini Júnior (Renato Russo). O Renato não se prendia a dogmas, não fazia “modinha” com penteados de cabelo ou roupas apertadas, não se policiava e muito menos respeitava opiniões contrárias às suas próprias, o Renato era incrivelmente atrevido, inteligente, sagaz, era um espírito em total evolução e como ele mesmo disse em algum momento para a mãe “ele não era desse mundo”. Renato era poeta, músico, letrista, era o retrato definitivo de um ídolo. Outra burrice do baixista foi dizer que “Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”. É no mínimo lamentável, anos após o surgimento e o estrelato de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, RPM, Capital Inicial, Plebe Rude, Engenheiros do Havaí, Raul Seixas, Cazuza, Barão Vermelho entre outras, nós, apreciadores do bom e velho Rock legitimamente orquestrado e narrado entre árduas palavras, sermos obrigados a ler uma matéria com um comentário desse porte. É triste saber que nossos filhos crescerão ouvindo “Fresno”, “Detonautas”, “CPM 22″, NX Zero” e outros que simplesmente tentaram destruir a imagem tão bem construída e criada pelos grandes e iluminados percusores do Rock Nacional. E mais lamentável ainda, é ver que a mídia, de um modo geral, contribui e muito pela disseminação desses “vírus” altamente destrutivos que chegam, tal qual uma cólera ao alcance dos nossos filhos.
Atenciosamente,
Marcio Rogério
[Responda este comentário]
… Nossa manda esse cara calar a boca… cada um teve a sua epoca… e ele com essa bandinha e é basicamente igual a maioria que existe hoje em dia… não estou defendendo Renato Russo, gosto das musicasdo legiao, e acho que cada um teve sua epoca … A banda “legião Urbana” influenciou uma epoca onde as pessoas tinham opnioes, lutavam pelo que achavam certo e não abixavam a cabeça como se faz hoje.
Muitas bandas de hoje, so falam de amor, sexo,… o Rock nacional de hoje não chega nem aos pés do rock nacional dos anos 80.
num fala da realidade, das injustiças que acontece, da podridão que esta no mundo de hoje, simplismente fazem musica pra virar modinha pras minininhas de 13 e 14 anos ficar cantando e chorando pelos cantos, da pra contar nos dedos as bandas que fazem musicas de verdade, musicas que tem proposito, que tem conteudo…
agora citicar um cara que foi um poeta… desculpa… acho que ele não tem status dentro da musica pra falar uma coisa dessa…
[Responda este comentário]
Renato Russo, emo dos emos? onde? quando? desde quando?
t dou 3 bons motivos para contrariar essa afirmação
1º renato russo tinha um “estilo” meio hippie…
2º ele procurava falar de tudo, mas seus enfoques eram :política e amor, respectivamente.
3º suas músicas feitas na faze mais dark de sua vida tem um som extremamente melancolico considerando os padrões da banda levando a banda a ser considerada a única banda gótica do país.
claro que todos temos sentimentos, mas não é por isso que todos somos emos né? poxa gente dá na mesma de falar que nirvana num é mais grunge e sim emo.!!!
[Responda este comentário]
cara, amei essa matéria. Demais!
:*
[Responda este comentário]
Emo, cena relevante na cultura moderna? Tá brincando. Esse lixo é relevante para quem escuta este tipo de música, e só. É uma definição circular. Precisam estudar mais. E ouvir mais música, aprender a olhar para o mundo fora do mundinho particular de quem ouve essa mediocridade.
[Responda este comentário]
Nossa.. estou indignada quanto a se referirem a renato russo como emo! Estão denegrindo a imagem do renato..
[Responda este comentário]
Gostei muito mesmo. Sintético, Preciso e informativo. Parabéns.
[Responda este comentário]
Gostei, o Tavares explica muito bem essa historia de emo.
concordo com ele em varias coisas.
[Responda este comentário]
Concordo com o Tavares, se alguém fala de amor, é emo. É valido!
[Responda este comentário]
Emerson Scarpelli » Tavares é baixista.
[Responda este comentário]
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA²
Dale Taaavares, faaalo tuudo ? a gaalera ta dando paulaada de toodos os laados , isso é o leegal a entrevista repercutiu | Domiinação FRESNO qer voocês qram ou não ;b
[Responda este comentário]
Um aviso: Comentários que ofendam diretamente a pessoas não serão liberados.
[Responda este comentário]
Que povo mais sensivel!! Depois dizem que nao sao emos… hahahahaha…
[Responda este comentário]
“Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”
me poupe…isso é até uma ofença pro bom e velho ROCK N’ROLL…
o que acontece é que essas bandinhas
não sabem fazer mais nada além de
explorar esse modismo EMO, fazem uma
letra imbecíl e conseguem sucesso no meio
de pessoas mais imbecís ainda…
Não tem poesia, paixão, amor… só um
monte de lamentações de rebeldes sem causa…
e ainda roubam tudo que era dos outros estilos
usar cabelo colorido que era estilo dos punks, agora é coisa de emo…
usar coturno e cintos com detalhes em metal que era estilo dos headbangers, agora é coisa de emo…
ninguém pode mais nem chorar, que virou de emo…
A música e estilo emo tão ai, é fato..
mas sem comparações, por favor…
Renato emo dos emos… palhaçada
[Responda este comentário]
Eu concordo… o cara era todo deprimidinho…
[Responda este comentário]
Renato Russo emo é a bunda dele. O Renato numca seguiu modinhas.
[Responda este comentário]
Vocês ficam ai falando que ele não sabe de nada, que é ridiculo falar que o Renato Russo era emo, mas o cara não precisa ter franja e nem usar roupas apertadas para ser emo. ele pode pensar como emo, mas não precisa se vestir a carater. a mesma coisa para a Fresno, não significa que só pelo jeito de se vestir eles vão ser emos. tá rolando muito preconceito, de ambas as partes.
[Responda este comentário]
Meu, eu já tinha pensado nisso…
O Renato Russo, surgindo hoje, seria rotulado como emo…
Não sei porque vocês se ofendem…
Poxa,desde quando “EMO” é xingamento???
O mundo precisa é de mais pessoas sensíveis…
Não sei quem falou “você só sabe tocar bateria”…
Correção: o Tavares é baixista… pelo menos no Fresno…
Agora, Tavares: O show dia 17/08 foi muito lindo, parabéns…
Você toca muito, o Fresno é ótimo e vocês só têm a crescer…
Beijoooooosss…
e Boa Sorte…
[Responda este comentário]
absurdo…
absurdo…
absurdo…
era melhor ter ficado quieto. Deixa o Renato Russo descansar de boa… sem essa de usar popularidade de outros para justificar certas escolhas.
Abraço
[Responda este comentário]
Pra ser fã do Legião é pré-requisito ser MALA?
Porque assim, eu aprendi a ouvir música ouvindo Legião. Aprendi a FALAR cantando Meninos e Meninas. Sei a discografia de trás pra frente de cór - menos aqueles discos chatos em italiano dele, que minha mãe adorava e eu sempre achei música de véio.
Agora… qual o problema em dizer que ele foi o maior emo da época dele? Por definição da palavra, ‘rock com letras que falam de amor’, MUITA GENTE SE ENCAIXA, e Renato Russo seria um dos grandes reis da coisa. Quem tá com preconceito são vocês, fãs da Legião, que dão má conotação ao nome.
Chatos.
Quase tão chatos quanto os fãs miguxos de Fresno.
[Responda este comentário]
Hm.. digamos ki pra mim emocore e um estilo bem lgl, parem para ver as letras, naum falam de sofrimentos, falar de fatos “realidade”
o emotional hardcore naum segue o lema do roc: sexo, alchool e drogas. Fala de algo ki vale a pena seguir comu a propia musica da fresno fala: “Não, não eu não vou desistir assim”
o ki eu axu, e ki vcs ( pessoal da fresno ) bota seu sentimentos nas letras, por coisas casuais ki acontece com todus, i com issu serve di uma alta ajuda ( i isso deixa a musik com mais valor ).
Pelo fato do emo virar um modinha digamos ki naum e bem assim, existe os “EMOS” e os “POSERS”, os posers naum intendem de nada i se auto titulaum emos, eles gostas de uma musik de alguma banda taxada de emo tipo simple plan e si dizem emos alguns ate falam ki e fãn numero 1#, os posers exageram bastante nu look emo eles sim cortaum os pulsos axando ki vai resolver algo.
Bem digamos ki sou emo, i isso ki eu axo
Sucesso tavares na Fresno e Abril
[Responda este comentário]
Se ser emo é rock com letras de amor, acho que os Beatles também eram emos.. Indo por este caminho que o Tavares falou acho que seria isto. Muitos falaram de que o Renato Russo não se renderia ao modismo emo, só que o tal Tavares não falou sobre o Renato se render a modismos e sim sobre o estilo de música que ele tocava com letras românticas. Acho que o baixista da Fresno quis dar um exemplo de rock com letras românticas que deu certo!
[Responda este comentário]
Caramba, to indignado, fui o primeiro a comentar essa babozeira que publicaram e nem para registrar esse fato essa página vagabunda cerve.Mas, sem problema a galérinha entende de música e não deixaram o velho Renato, que a essa hora deve estar tocando um Show com o Velho Raú no inferno, na mão. Isto é, o comentário do Tavares expressa o que é a galérinha emo… Poxa não entender que o que ele diz é anacrônico… Usar um termo corriqueiro desse camarada: sem pé nem cabeça, um atraso culturallll… Vão estudar um pouquinho, depois se sujeitem a entrevistas… André
[Responda este comentário]
Higor Rocha, favor aprender o português.
Beijos.
[Responda este comentário]
andré » Primeiro, realmente não vi o seu comentário porque alguns entraram na página de Spam. Estou fazendo a recuperação de todos.
Segundo: o fato de você estar indignado não reflete que esta página, a qual você visitou no mínimo duas vezes, seja “vagabunda”. Você não gostar da Fresno ou não concordar com o que está escrito é um direito seu. Agora, não venha até aqui querendo dar uma de “dono da verdade” porque seu comentário ainda não havia sido liberado. Para que essa espaço exista há um trabalho sério.
Exponha suas opiniões sem ofender que já é um bom começo.
Terceiro: Você aconselha que as pessoas estudem um pouco… só pra constar “serve” é com “s” e não com “c”.
E por último mas não menos importante… Não estou defendendo o Tavares, até porque, acredito que ele não precise disso, mas acho que estão tomando demais as dores de Renato Russo.
Quem conhece o trabalho de RR(e isso eu conheço bem. Tenho 32 anos e sou fã desde sempre) lembra que o cara regravou Menudo sem o menor preconceito. E foi uma versão histórica. Quem garante que, se vivo estivesse, ele não teria feito o mesmo com qualquer banda que todos criticam tanto? Em momento algum ele se comparou a Renato Russo. Não é uma questão de defesa e sim de leitura e interpretação.
A ana, em seu comentário disse e eu assino embaixo:
“Quem tá com preconceito são vocês, fãs da Legião”
[Responda este comentário]
Interessante.
Seguindo a linha de raciocino, Piano Bar, 3×4, Refrão de Bolero..também são emos?
Cazuza era emo?
NÃO!
A linha de raciocinio é outra.
Alias, se um dia eles tocar uma cover de Beatles, não vão poder?
E quanto a ‘emotização’ do Renato Russo, acho (em partes) justa a afirmação, ele teve a fase ‘mamãe sou punk’ separada da fase ‘vou cortar os pulsos’.
[Responda este comentário]
Haaaaaaaaa minino, q eu toh andando mole mermo viu!
kd o disconfiômetro??
emo o q rapaz…Veeh se se tocaa q Renato Russo naum se rebaixariia tanto!
Uma coisa ele tinha…PERSONALIDADE!
coisa q emo naum teem…
simplesmente pq Renato Russo naum eraa a frescura em pessoa, assim como os emos são!
Renato Russo, eternamente!>.
[Responda este comentário]
Haushauhsuas, esse cara não parece entender muito de rock (vai ver por isso tem banda emo). Nunca Renato seria emo, isso é cômico, notasse q ele não conhece um pingo do histórico do Renato e de toda história do rock nacional dos anos 80.
Grunge acabou virando uma coisa abrangente (fazndo STP e Nirvana serem “rotuladas” como mesmo gênero)graças à mídia mal informada musicalmente, como sempre. Mesma falta de informação q faz a mídia atual dizer q EMO(dinha) é rock, e a mesma falta de informação q precisaria o Tavares pra dizer uma coisa mais coerente.
Saudoso tempo em q Renato cantava o caos em q vivemos, mandava mensagens positivas de q sempre há um caminho, d q o sol vai voltar a brilhar amanhã, e perguntava: Que País é Este? Quem inventou o amor?
Saudoso tempo, pq as bandas emos só sabem cantar suas dores d côrnos, d amores perdidos.
Ah, e sr. Tavares, deixa d ser burro, idiota e d nível intelectual tão baixo, pra falar d política não precisa ser político, ao contrário, os políticos é q não vão falar as falcatruas deles próprios, e pela tua falta de inteligência e falta de intenção d fazer a diferença (se contenta em ser mais um, ao contrário do Renato)nunca fará uma música q chegue aos pés d alguma banda dos 80′.
Que saudade de quando ainda haviam bandas de ROCK no Brasil.
[Responda este comentário]
li os primeiros comentarios
e pessoas de extrema capacidade se mostram burra com preconceito musical.
Renato russo nao ia se importar com isso, e fresno passa a ser poeta se as letras fossem analizadas de forma certa.
eu sinto muito por esse preconceito ainda existir em pleno seculo 20
[Responda este comentário]
Na verdade o emo começou como um movimento verdadeiro. Só que chegou aqui no Brasil tão intensamente (e tão atrasado) que foi abraçado demais pela mídia. Logo apareceram milhões de bandas querendo copiar, natural. Assim como até hoje existem milhões que tentam copiar o Jota Quest. Existe emo de alta e baixa qualidade (claro que é um conceito relativo, enfim). O próprio Fresno tem boas músicas no cd, mais elaboradas. Porque não são “de trabalho” já são outros quinhentos.
[Responda este comentário]
Eu gosto da calça apertada do tavares
[Responda este comentário]
CARA, ele não quis dizer que Renato Russo não foi punk; na época dele ele foi. SÓ QUE se fosse agora, ele seria rotulado como EMO, pois rock, punk… todos estilos estão sendo intitulados de EMO. SACAS?
Realmente, as pessoas só entendem aquilo que estão a fim de entender ¬¬’
[Responda este comentário]
Achei exagero do Tavares falar isso, acho que são tempos diferentes e certas coisas não mudam.. ele é de uma epoca de bandas que cultua o pop misturado ao rock e ao eletronico, que cultua a aparencia ‘bonitinha e ao mesmo tempo rebelde’ e etc.. renato não era assim e se hj foc vivo, acredito que não faria parte do movimento POP da nova geração, até pq se foc assim, Capital Inicial, Paralamas entre outros seriam iguais as tais bandinhas emos de hj!
[Responda este comentário]
[...] vazadas do novo álbum do U2) não era minha intenção escrever nada hoje. Mas a polêmica “Renato Russo: o emo dos emos “ que surgiu a partir da entrevista do Tavares da Fresno a este blog foi tão grande, mas tão grande [...]
Você teve oportunidade de conversar com alguem que realmente gosta do estilo musical emocore e ver o que realmente é o som emocore e quem nem todas as pessoas que gostam são adolescentes que briga com os pais corta o pulso se veste igual apresentador infantil e mais milhares de coisas.
Na verdade é isso que falta pra todas as pessoas que comentaram coisas absurdas a cima sem ao menos saber o que é a musica emocore da onde veio e etc.
Seria legal se ao invez de criticar com base no senso comum, as pessoa se interessasem em realmente saber sobre um certo assunto antes mesmo de opinar sobre, ao invez de ficar criticando os supostos “emos” essas pessoas fossem ler um pouco mais e conversar com pessoas que estão na cena ou curtem a cena a muito tempo e realmente entendem da musica.
Pra vocês que se baseiam no senso comum meus pesames, vocês são alimentados pela midia e sempre serão assim, procurem ser um poquinho melhores e mais informados e ir alem do que a Tv tras pra vocês!
[Responda este comentário]
Recomento aos novos comentadores os comentários de Vitor Monteiro, Diogo e nessa.
Favor ler antes de escrever mais ‘O RR NUNCA SERIA EMO MIMIMIMIMI’
[Responda este comentário]
Entre pão e pães, é tudo questão de opiniães…
[Responda este comentário]
Vcs aíi q estão reclamando q é um absurdo prestem bem atenção…
Renato realmenti era muito emotivo…
a Maioria das Musicas falavam de amOr….
tem uma rande assimilaridade…
[Responda este comentário]
A questão discutida sobre o “emo” é o seguinte: era música, virou pano, virou roupa.
No contexto musica, a comparação de Renato Russo ser emo, é cabivel! Afinal, é emocional, e ele falava de amor.
E é esse o contexto abordado!
[Responda este comentário]
Bom, li todos os comentários. Eu achei que a melhor definição que deram na discussão foi: “As colocações desse Tavares são ANACRÔNICAS”. Eu não gosto de Emocore, mas vou colocar meus comentários a respeito da reportagem, não do meu gosto musical, ou de algum preconceito que eu, certamente, tenho, assim como quase todo mundo que postou demonstrou (ou a favor, ou contra os Emos).
Não faz sentido dizer que o Renato Russo seria Emo, ou que qualquer um do passado o seria. Metade da entrevista dele, em que ele poderia defender o trabalho da banda dele, ele ficou se comparando a outros do passado, entitulando outros de Emo, ou de terem alguma coisa Emo.
E na reportagem diz que os caras do Fresno são humildes. Eu não achei. Achei-os extremamente arrogantes pelo teor da entrevista, ao menos o baixista. Infelizmente, o que a gente escreve e fala diz muito sobre nós, e o cara foi infeliz nas colocações, coisas como “Se eu fosse mulher eu já poderia ter disparado uns 50 processos por abuso sexual.”, além de soarem como arrogância, são desnecessárias e ofensivas até mesmo com os fãs.
E discordo totalmente e terminantemente quando ele diz que “Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”. Existem algumas vertentes que se cruzam, principalmente entre o Pop e o Emo, no entanto, não tem sentido dizer que o rock é o emo, e que o emo influencia tudo que se produz no rock atualmente. Eu tenho mais de uma banda, inclusive de som próprio, e não tenho qualquer influência Emo, assim como quase todos os músicos que conheço. O que influenciou todo o rock, são os precursores das décadas de 60 e 70, que são o rock’n roll clássico, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. O resto é tudo derivado desses, inclusive o pop. O pop, por incrível que pareça, é derivado direto do progressivo (algumas das maiores bandas de pop dos anos 80 eram progressivas nos anos 70); o grunge, o hardcore e o emocore, do punk; o rock nacional, do classic e do progressivo (Mutantes, por exemplo); o metal, do hard rock.
Então, não vejo valor nenhum nessa entrevista. As coisas que esse Tavares menciona são tão, ou mais preconceituosas e sem argumento do que o que muita gente postou aqui.
[Responda este comentário]
A maioria aí não soube interpretar o que o Tavares quis dizer, e se acham os cultos chamando Fresno de lixo. É muito preconceito musical isso sim!
Procurem conhecer melhor antes de falar besteira, porque o som deles não é descartável, como a maioria das modinhas do momento são.
[Responda este comentário]
…Acho que respeito às opiniões dos outros é fundamental, qualquer que seja o assunto, mas acho que não concordar não é ser MALA, como foi dito.
Agora, se depender do “Tavares” e seus seguidores, daqui há pouco, vão sair falando que a Billie Holiday, o Hendrix, a J. Joplin, Raul Seixas seriam todos EMOS.
Um pouco de informação não faz mal a ninguém…
[Responda este comentário]
Cara é puro exagero dizer que se o Renato fosse vivo seria emo, o fato dele ter letras sentimentais, tristes e até melancólicas ñ fazia dele um emo e sim um cara com visão e inteligência para falar de todos os assuntos, sejam eles amores, política dentre outros. Tenho certeza de que ele respeitaria esse estilo assim como ele respeitava os de sua época, mas dizer que ele seria um deles, acho que ñ. Mesmo por que seria o mesmo que afirmar que os Titãs, o Capital, os Paralamas, os Engenheiros e outros são emos tbm. Ñ posso dizer que gosto desse estílo de música, de se vestir ou da filosofia Emo, mas respeito assim como quero ser respeitado, e pesso tbm aos outros fãs da legião e de todo o Rock anos 80 pra que respeitem tbm, deixem eles viverem a filosofia deles e vamos viver a nossa, ñ precisamos ser como eles nem eles serem como nós, cada um tem seu gosto musical sua filosofia de vida. O fato deles terem um estílo e nós termos outro ñ nos diferencia, somos todos roqueiros.
Viva o Rock!!!!!!!
PS: Viva a Legião e o Punk Rock anos 80!
[Responda este comentário]
Só mais uma coisinha, o Tavares precisa ter uma outra visão, pra falar de política ñ precisa ser político, basta ser inteligente(ñ que eu o esteja chamando de burro), mas a música é a única maneira do povão expor as suas indignações com o poder dos maus governantes, tanto é que muitos músicos foram exilados na época da ditadura.
Aí Tavares música sobre política tbm é cultura valeu!
[Responda este comentário]
Felipe Henrique » Apenas uma correção: O post ele é praticamente em primeira pessoa, ou seja: tudo foi falado por ele. Logo, a frase sobre os caras são humildes se refere - claramente - ao que ele diz a respeito do Chitãozinho e Xororó. Faltou as aspas, mas estou corrigindo.
Observação minha: “Se eu fosse mulher eu já poderia ter disparado uns 50 processos por abuso sexual.” - Helloooo… “it’s only rock in roll, but I like…”.[Puritanismo detected?]
[Responda este comentário]
Não gosto de Fresno nem da moda Emo. Mas acho que até as fãs adolescentes desmioladas deles são mais cabeça aberta do que os fãs alienados de Renato Russo.
Em primeiro lugar, vcs realmente não podem saber qual seria a opinião do cara se ele estivesse vivo.
Em segundo lugar, eu respeito muito Renato Russo, mas quem fica chamando o cara de poeta não deve ter lido muita poesia na vida.
Enfim, aos fãs obcecados de RR, façam como seu ídolo: abram a cabeça. Afinal, até Menudo o cara cantou e isso não denegriu a imagem dele.
[Responda este comentário]
Vou repetir aqui, mas com outras palavras, o que eu disse em outro post.
Eu poderia então taxar o Roberto Carlos de funkeiro, por ele ter gravado uma música do MC Serginho? Não. São estilos totalmente diferentes. Infelizmente as pessoas são burras o suficiente pra taxar qualquer música romântica de emo. Renato Russo seria taxado de emo nos dias de hoje? Por alguns sim. Eu não faria essa comparação porque o teor e ritmo das músicas é totalmente diferente. Mas, nada impediria o Trovador Solitário de um dia gravar uma música da Fresno. Se ele gravou Menudos, por que não?
Antes que eu me esqueça, odeio música emo tanto quanto odeio fãs xiitas.
[Responda este comentário]
Avril Lavigne emo?
Suas roupas atualmente podem até ser, como as calças skinnys, saias xadres e all stars, mas sua música não.
[Responda este comentário]
Será que não entendem a ironia?
ele quis dizer que hoje em dia tudo é emo
apreendam a interpretar textos
depois comentem
[Responda este comentário]
O Tavares, pra informaçoes de alguns não toca BATERIA, alias, toca, só que eele é o BAXISTA da banda FRESNO E toca guitarra e ainda canta ok?
[Responda este comentário]
COM UM COMENTARIO RIDICULO D6 SÓ PODERIA VIR DE UM EMO MEU SOBRINHO TEM 09 ANOS E TEM MAIS CONSCIÊNCIA DO QUE ELES,O RENATO ASSIM COMO O CAZUZA SABIAM SER ROMANTICOS OU SENTIMENTAIS SEM POP.AS INFLÊNCIAS DOS CARAS ERAM BANDAS BOAS AGORA A INFLÊNCIA É NO MODO DE SE VESTIR E ARRUMAR O CABELO,PRA MIM EMOCORE Ñ É ROCK EM LUGAR NENHUM SE O RENATO RUSSO FOSSE EMO O MUNDO ESTARIA BEM PIOR,QUANDO ELES APRENDEREM A TOCAR E A ESCREVER MUSICAS DE VERDADE AÍ EU PENSO SE VUO LEVAR EM CONTA TAL BABOZEIRA.
[Responda este comentário]
Este post está recebendo um número absurdo de comentários e boa parte deles não estão sendo liberados. Não porque eu esteja coibindo a livre manifestação de opinião, mas pelos seguintes motivos:
1. Ofensas diretas e pessoais a pessoas que comentaram na lista;
2. Ofensas diretas e pessoais ao Tavares que nada tem a ver com o conteúdo dito aqui (quem quiser mandar o cara tomar naquele lugar que faça por outros meios, não aqui)
3. Ofensas diretas e pessoais a mim (WTF???)
4. Propagandas de outros sites (obrigada, mas não estou interessada nos produtos Natura)
5. Miguxês (impossível de traduzir - foram apenas dois, mas vale lembrar)
6. Ofensas pesadas, críticas de baixíssimo nivel a Renato Russo, Fresno, a mim, ao Humberto Gessinger (???) e até ao Grêmio(???).
Se você escreveu aqui e não viu seu comentário liberado, certamente ele se encaixa em uma das situações listadas ou em algum outro caso bizarro que eu esqueci de comunicar.
“A direção.”
[Responda este comentário]
Não vou mentir e dizer que não tenho preconceito com essas ditas “bandas emos”. Mas respeito os caras… Eles na deles e eu na minha…
Agora confesso que, quando vi a chamada “Renato Russo seria o emo dos emos”, fiquei p* demais da conta…
Após ler a reportagem, fiquei mais indignada ainda… O Tavares se confunde… Fala que não faz músicas políticas (característica das novas bandas) e fala que Renato Russo era emo. Existe poeta que mais escrevia sobre política, desigualdade social que Renato Russo?!?!?! Escrevia sobre amor tbm, mas não só sobre amor… Ele escrevia sobre tudo: o que sentia, o que pensava, o que o revoltava e não apenas amores perdidos…
Não dá pra analisar uma pessoa por parte das coisas que ela faz, mas sim no todo… Não adianta falar que pelas letras romanticas seria emo se ele escrevia além de letras romanticas… Me perdoem os que concordam com o Tavares, mas que ele foi infeliz no comentário e principalmente na justificativa, ele foi.
Abraços a todos…
[Responda este comentário]
Eu concordo plenamento com o tavares, e aliás, eu sou uma pessoa com mais de 18 anos que gosta de fresno e nx zero, gosto mais ainda de fresno, pois acompanho a banda antes mesmo do sucesso, em gravações acústicas mal feitas, antes da a pirralhada gostar. Cada época é uma época, acredito que o que o tavares quiz dizer é que nos anos 90, a grande febre era o Renato Russo. Se eles vivessem nos dias de hoje, já estariam com um outro estilo, pois estariam vivendo na nossa época, que mesmo não sendo tanto tempo assim sofreu muitas mudanças. A base é a mesma, as letras seriam as mesmas. A pirralhada de hoje que gosta de fresno, pode ser na próxima década como vocês que hoje estão a defender renato russo, estarão defendendo fresno quando alguem dizer que se fresno estivesse na nova época seria tal como será, o que ninguem sabe como vai ser é claro. Não confudam o estilo musical Emo, com pessoas infantis que querem se matar e dizem e choram pelos cantos, que tentam entrar no estilo de uma forma totalmente distorcida, e são totalmente ESCROTAS, com isso eu concordo, mas o tavares é totalmente estiloso, e como ele disse hoje em dia até uma bandas mais metal, scramo, emo, e outros derivados do rock adotam o mesmo estilo.
E o fato do tavares não cantar músicas politizadas, não significa que ele é contra isso, ou até mesmo não seje politizado, cada banda tem seu estilo, não é por que dead fish não fala de amor, e de politica, que os caras não tem coração ou então não amem, cada banda segue um estilo, e concerteza os fãs não escutam só um deles.
Bom mas concerteza os que mais criticam são os que menos entendem de música, coisa que eu tenho certeza que o tavares conhce melhor que todos eles, se não fosse, seriam eles os tão admirados e famosos não é? beijos
[Responda este comentário]
cara renato russo era um cara inteligente, falava de tudo, e não só da dor de cotovelo que estava sentindo.
falar que o cara era o emo dos emos é sacanagem.
[Responda este comentário]
Isso ai Tavares!
O povo é burro e nunca vai entender o que é uma troca de gerações.
[Responda este comentário]
DALHE TAVARES!
Falou tudo que tem que ser falado. Moda, música, ideais… tudo parte de têndencias, de movimentos culturais observados na geração do momento!
Na época de RENATO RUSSO, todo o cenário rock do Brasil, com todas suas bandas que vieram a estourar,