Início » Entrevista, EXCLUSIVO!

“Se Renato Russo vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos”, diz Tavares da Fresno


[19 Aug 2008 | 234 comentários | Cler Oliveira]

Photobucket


Foto by Pedro Cupertino on Flickr

A cena emo é, certamente uma das mais fortes e culturalmente relevantes do nosso tempo. Você pode até não gostar, mas jamais poderá ignorar esse fenômeno que é, além de responsável pela venda de milhões de álbuns, criador de novas tendências estéticas e musicais. Confesso que, como muitos, meu interesse para saber o que estava acontecendo dentro dessa nova onda era praticamente inexistente. Havia uma áura de pré-conceito a qual alimentava justamenate por não entender como as coisas realmente funcionavam ali.

Para explicar, ninguém melhor que um dos integrantes de uma das bandas emo de maior sucesso no país: Tavares, baixista da Fresno. Indicados em duas categorias do VMB 2008 (Artista do ano e Hit do Ano por Uma música), o grupo assumiu um lugar privilegiado na mídia nacional ao mesmo tempo que é reconhecido por ela. Eu, no Rio Grande do Sul e Tavares, em um dos cada vez mais raros momentos de folga, em sua casa em Sampa batemos um papo de quase duas horas.

Com exclusividade, Tavares falou sobre o mito criado no movimento emo, o assédio das fãs, seus ídolos e sobre a relação com Chitãozinho e Xororó durante e após o mega sucesso do Estúdio Coca-cola Zero.

Diferente de uma entrevista, pela primeira vez vou evitar interferências características do formato ping-pong (perguntas e respostas). Utilizar as citações em um texto era uma alternativa caso este não tivesse ficado absurdamente grande. Então decidi fazer diferente. Desfaça-se de todo pré-conceito e enjoy yourself. Com a palavra, Tavares.

Sobre o conceito de Emo

“Se Renato Russo vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos”

Na verdade o emo vem de toda uma questão hardcore que começou no final dos anos 80. No ínicio dos 90, diversas bandas vieram com a essa temática. Toda banda pop rock que existe hoje, que está na midia como Panic at the disco e Avril Lagvine, por exemplo, estão ancorados no visual e na atitude das bandas emos. Nesse sentido houve uma revolução cultural muito intensa.

O emo acabou fazendo música romântica dentro de um genero que não aceitava isso muito bem. Dai a expressão emotional hardcore. Só que depois tudo isso se perdeu. Toda a música moderna, de uns 10 anos pra cá, está, em algum momento, baseada no emo, seja estética ou liricamente. Hoje em dia, até mesmo as novas bandas de metal carregam o visual emo e o seu padrão de composição musical.

“Hoje a música pop, o emo e o rock são a mesma coisa”

Em tudo o que vejo de novo consigo achar essas referências. Se o cara falar sobre “a cena emo” eu nao me importo porque sei que a pessoa sabe do que está falando: é uma cena que abrange muitas bandas, algo tão grande quanto foi o grunge nos anos 90. É só lembrar que, do meio dos anos 90 pra cá, tudo ou era grunge ou derivado do grunge ou new grunge. Nesta época o grunge também já tinha se perdido ao ponto de dizerem que Stone Temple Pilots era a mesma coisa que Nirvana. Na verdade, todas as bandas cairam num nicho de mídia e foram classificadas da mesma forma.

“O emo é a moda dos anos 2000. Isso inclui música, visual e até literatura.”

O cara pra ser emo não precisa ser tão extremo por pouca coisa. O emo pra mim é um estilo o musical, quando muito, a moda dos anos 2000, como eu disse anteriormente, mas que não deve entrar no psicológico de ninguem. Ninguém precisa cortar os pulsos.

“Se eu quissesse falar de política, seria um politico.”

Na verdade, eu não estou a fim de falar de problemas financeiros nas minhas músicas e, embora seja um cara politizado, não estou a fim de falar de politica também. Minha função no mundo não é essa. Se eu quissesse falar de política, seria um politico. Uma coisa que achamos legal falar é isso: de relacionamentos, de amor. Se pararmos pra pensar, a vida gira em torno disso. Sou fã do Renato Russo mas, se tu fores analisar, ele era um emo. Se ele tivesse vivido nos anos 2000 ele seria o emo dos emos.

O visual

Foto Lurtinga on FlickrNosso visual é muito sincero por influências de coisas que eu acho legal. Agora eu te pergunto: quem disse que ter suiça grande é ser emo? Eu acho mais legal dizer que o meu cabelo vem do Cavaleiros do Zodíadicos (risos), mas dai é muita loucura. O meu visual eu fui montadando com o tempo.

Eu trabalho com a imagem da mesma forma que Augusto Licks sempre usou o cabelo para trás, óculos e camisa branca. Acho que para marcar, você tem que trabalhar tudo. Pra mim, nada mais rock n roll do que o [Humberto] Gessinger usando all star e bombacha.

Nota: lembro que uma das coisas que mais me chamou atenção quando vi o Tavares, no final de junho, foram as tatuagens que ocupavam cada centímetro quadrado dos dois braços. O baixista confessou que era impossível contar quantas tinham no corpo, mas faz uma estimativa de que já sentou na cadeira do tatuador umas 45 vezes!

2008: O melhor momento da banda

O que a Fresno tem de diferente das demais bandas é que ela cresceu muito e fazia um sucesso muito grande tanto dentro de Porto Alegre quanto fora. A maioria das bandas primeiro se estabelecem dentro da sua cidade. Depois ganham o Estado e depois o País. No nosso caso foi diferente. A midia portoalgerense fechou os olhos pra nós. Ela não estava ligada no que estava acontecendo. A Fresno foi uma das primeiras bandas que estorou na internet no Brasil. A internet é a nossa ferramenta chave. O que muitos não sabem é que esse espaço é nosso há muito tempo. Agora que a grande midia como a televisão, por exemplo, está nos conhecendo.

O assédio:

“Se eu fosse mulher eu já poderia ter disparado uns 50 processos por abuso sexual.” (risos)

Em média, 20 pessoas batem na minha porta todos os dias ou ficam ali, na espera de eu sair ou chegar. Fatalmente tu perde a privacidade. Um dia, eles falam com o um vizinho que tu não conhece, conseguem entrar na casa desse vizinho e acabam visualizando teu quarto, por exemplo. Não tenho um terço da fama de várias pessoas que estão na mídia há mais tempo, mas eu saio ‘espiado’. Tudo o que faço acaba sendo sempre vigiado.

Cantadas são normais. Se eu fosse mulher já teria disparado uns 50 procesos por abuso sexual. Mas o mais estranho são aquelas pessoas que querem se passar por alguém que finge não te conhecer. Pessoas que tentam me convencer que o fato de estarem perto de você é uma coincidência. Muitos chegam a criar uma nova vida apenas para, por meio dela, poderem chegar perto de você. Isso é muito louco”

A “responsabilidade” e os ídolos

Assumi este papel para algumas pessoas, o mesmo papel que os meus ídolos assumiram para mim. O cara, ao longo da vida tem vários ídolos que vão se destacando pela importância musical. Eu, na minha vida, não tenho como nao citar o Paul McCartney.

“Duca e Humberto mudaram a minha cabeça quando eu comecei a ouvir música.”

O Pouca Vogal vai ser o acontecimento do Universo!!Ninguém entende como estou vendo esse projeto. São os meus dois maiores ídolos.

Pergunto: Mas, Tavares, lembro que, muito antes da tua carreira musical tu já conhecia o Duca e vocês eram amigos…

Sim. Inclusive já trabalhei com ele no estúdio. Ficamos bem amigos. Temos uma relação de amizade, mas o cara ainda é meu ídolo. Não consigo tratá-lo com normalidade.

O Humberto também. São dois caras que respeito muito. Não consigo falar com o Duca dispensando as formalidades. O Humberto eu nem quero conhecer, para tu teres uma idéia. Tive várias oportunidades de conhecer o Humberto, mas eu não quis. E não é nem medo de me decepcionar, mas porque ele é um grande ídolo. Tenho a coinciência de que sempre se deve separar o trabalho do teu ídolo da vida pessoal dele. O Duca é um cara que eu respeito muito e todas as vezes que falo com ele tem sempre aquela questão do respeito e uma certa honra. O respeito não acaba. Mesmo tu sabendo quem ele é, seus defeitos e qualidades, isso não acaba.

Nota: quando conversei com Humberto na semana seguinte, comentei com ele o fato do Tavares não querer sequer conhecê-lo por ser seu ídolo, ao que Humberto, surpreendentemente, respondeu: “Eu entendo ele, porque sou assim também” (risos).

Sobre o Estúdio Coca-cola com Chitãozinho e Xororó


Photobucket

Foto by Luringa on Flickr

“Foi a coisa mais legal do mundo!”

Depois que se tem uma certa idade, vê-se que preconceito musical é coisa de adolescente. Como dizer um não para Chitãozinho e Xororó se foi uma das coisas mais legais que já fizemos? Quem iria dizer o contrário? Ter uma banda e ter a oportunidade de tocar com os caras mais importante do sertenejo. Dai tenho que aguentar ouvir coisas de gente que vai em canal de televisão para dizer “Não adianta ter os braços tatuados e tocar sertanejo” . A questão é que, tocar com Chitãoxinho e Xororó foi tão legal, mas tão legal que se a gente tivesse tocado de graça, num galpão e nínguem ficasse sabendo, iríamos curtir do mesmo jeito.

A melhor versão do especial na opinião dessa blogueira

“Os caras são o retrato da humildade.”

São muito gente boa. Os músicos deles sao um absurdo de bom e… cara, foi muito fácil, muito barbada. Chitãozinho e Xororó são as melhores pessoas do mundo. Fomos apresentados para eles e passado um tempo, não demorou muito para eles começarem a entrar na nossa e falar palavrões também (risos).

Tem muita coisa bizarra acontecendo na minha vida:
a fama é uma coisa bizarra. Tocar para muita gente é algo bizarro. Mas nada, absolutamente nada, foi tão bizarro do que ter se tornado amigo de Chitãozinho e Xororó. Não foi só o lance do Coca-cola. Vamos fazer outras coisas juntos. Eu estou aqui conversando contigo e olhando para os potes de extrato de própolis que eles fabricam e que me mandaram de presente. É muito louco e muito legal.

Os planos

Photobucket

Foto by Luringa on Flickr

Eu estou escrevendo muita coisa nova, compondo para muita gente. Estão entrando vários trabalhos de pessoas muito bacanas. Quero me concentrar mais nisso porque o meu tempo livre é escasso.

Na verdade, trabalhar com música é ter tempo livre… sim e não. De repente, trabalhar 18 horas com música náo é tão chato como se eu fosse trabalhar 18 horas com qualquer outra coisa. Tu aguenta porque tu está tocando, está fazendo música, é algo que você gosta. O que quero mesmo é produzir. Já produzi a Fresno em uma época que não tinha toda essa estrutura para gravar. Vou produzir o álbum do produtor Rodrigo Castanho… É algo bem grande.

E quem duvida?

 

Agora ninguém mais segura: College Rock Tour em Novo Hamburgo
Como diríamos aqui no Sul, os caras se puxaram. Foram 28 edições do College Rock, show que reúne os principais nomes do Novo Rock Brasil. Não raras as vezes com ...
Leia mais
[Fica a Dica] Palhetas autografadas da Fresno e Pré-venda do livro (autografado) de Humberto Gessinger, Mapas do Acaso
Duas dicas bacanas garimpadas nas internets: Palhetas autografadas da Fresno Para quem quer um souvenir de responsa da Fresno, a Nathalia Grun, do Nathy.com.br, está sorteando, entre os seguidores do Twitter um ...
Leia mais
College Rock: A noite em que Porto Alegre reverenciou Esteban
Foto: Carol Basegio Elton Freitas, 18, saiu da cidade de Pelotas de madrugada. Pegou duas caronas com desconhecidos e caminhou quilômetros ao chegar na cidade de Porto Alegre. Tudo para estar ...
Leia mais
[VÍDEO] Lucas Silveira e Koala: vocalistas que caem unidos permanecem unidos…
Quando a Dani Almeida me passou esse vídeo eu juro que demorei cerca de uns dois minutos para entender o que aconteceu. A questão é que Lucas Silveira, conhecido vocalista ...
Leia mais
Bombar no Posto ALE: Com uma banda em um posto de gasolina e uma sensacional idéia na cabeça…
Sei que, como blogueira de um espaço musical, eu deveria  estar ligada em absolutamente tudo o que rola no mundo da música nacional e internacional. Infelizmente, quando vejo algo muito, ...
Leia mais
Planeta Atlântida RS 2009: mais do mesmo mas um pouco diferente
Aposente o gênio da garrafa pet se quiser saber quais serão atrações para as próximas 15 edições do Planeta Atlântida. Por tradição, comodismo ou respeito à regra do “em time ...
Leia mais
EXCLUSIVO: “Show de Pouca Vogal estréia em outubro”, diz Humberto Gessinger
Atualizado em 19.10.2008 Leia também: Pouca Vogal e muita imagens - Fotos e Vídeos do que rolou no Teatro Bourbon Country Bastou uma nota no site oficial dos Engenheiros do Hawaii sobre Pouca ...
Leia mais
#MUDAROCK: Você pode plantar uma árvore, da sua casa, em menos de 30s. Então, por que não faz?
Post em Audio - Para o audiopost (mesmo post, porém por voz, clique aqui) Antes de ler o texto, saiba que são as últimas horas para baixar "à Beira do Caminho" ...
Leia mais
À Beira do Caminho: Carta aberta a Rodrigo “Esteban” Tavares
Photo: Gustavo Vara Rodrigo, Uma carta é escrita em primeira pessoa... para ti, Rodrigo, eu não conseguiria. Contar a historia, em todas as pessoas que me são permitidas pela Língua Portuguesa, dividir ...
Leia mais
Free Download #22: Fresno – EP Cemitério das Boas Intenções
E os rapazes da Fresno decidiram dar um presentaço de final de ano para os fãs: um EP contendo quato músicas totalmente for free, no Facebook da banda para ouvir, ...
Leia mais
Agora ninguém mais segura: College Rock Tour em
[Fica a Dica] Palhetas autografadas da Fresno e
College Rock: A noite em que Porto Alegre
[VÍDEO] Lucas Silveira e Koala: vocalistas que caem
Bombar no Posto ALE: Com uma banda em
Planeta Atlântida RS 2009: mais do mesmo mas
EXCLUSIVO: “Show de Pouca Vogal estréia em outubro”,
#MUDAROCK: Você pode plantar uma árvore, da sua
À Beira do Caminho: Carta aberta a Rodrigo
Free Download #22: Fresno – EP Cemitério das

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

Cler Oliveira

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música, sobretudo U2, Bon Jovi e Coldplay. Estudiosa constante de Kurt Cobain. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000. Também redatora no www.mudarock.com.br.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusYouTube

  • Bill Sax

    Quero só estar vivo p’ra ver até quando estas bandinhas de muito laque e pose e pouca atitude vão sobreviver na mídia. Talvez até acabarem com a malhação da b***a globo. Ao contrário do Legião Urbana!!!!

    Responda este comentário

  • Legionarialinda

    kkkk

    Li o que estava escrito… e entendi!

    O que questionei foi esse título imbecil de uma pessoa que compara Renato Russo com essa porcaria de Emo…

    nada contra os emos… mas o estilo do Renato não era esse!!!

    Responda este comentário

  • Legionarialinda

    Ah! fala sério!
    quem escreveu isso aí é um completo Idiota…

    Renato Russo, emo? nada haver…

    Aline manfredine concordo em genero e grau com o que dissestes…

    e Bruna, claro que todos nós temos opnioes diferenes mas comparar um Poeta com emo é burrice e falta de conhecimento sobre Renato Russo…

    Renato Russo cantava musicas que tbm servem pra criticar essa droga que vivemos hoje… “que pais é esse?”

    E o pior é que quem lê esse artigo e não conhece nada sobre renato Russo vai achar e sair por aí comentando essa burrice…

    EMO… isso é um absurdo!!!

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Uma pergunta: e você, leu o artigo? prometi nunca mais me envolver nessa discussão, mas pelo que percebo as pessoas leem o título e puf: vão para os comentários direto dizendo que é absurdo, que é isso, que é aquilo. Mas o fato é que as pessoas nem leem o que está escrito. Eu que já estou nessa história desde que ela começou, percebo isso de cara.

    Responda este comentário

  • Aline Manfredini

    O que???
    Só o que me faltava comparar Renato Russo com toda essa emorróida que esses babacas fazem. Mas é algo que se espera de um cara que diz que Avril Lavigne fez uma “revolução cultural”, por favor acorda, aquela guria não sabe nem o que é cultura. É algo que indigna qualquer pessoa com o mínimo de massa cefálica, O Renato Russo tinha uma biblioteca em casa, era super instruído, enquanto que esse cara deve ler Contigo!, ou seria a Revista Caras?
    É impossível alguém que tem influências de Beatles, Ramones, Smiths e Rolling Stones, ser a favor dessa porcariada toda.
    Rock não se faz com um corpinho bonitinho ou roupinha da moda, Rock se faz com atitude e muito cérebro.

    Responda este comentário

  • Amanda

    Tipo. Fresno é tudo. E vcs que falam mau são um bando de Suckers. LOSERS

    TAVARES EU TE AMO ?

    Responda este comentário

  • paula

    se renato russo estivesse vivo ia ser pior que os emos,pq ele ewra muiitooooooo mais chato

    Responda este comentário

  • tom

    nuss ,imagina oq um emo sente quando lÊ tudo isso qe escrevem aqui..
    eu sou um emo, mas não gosto de fresno..nem nxzeroo..nem musica brasileira.
    preconceito contra emo é tão ridiculoo.. é quase uma confissão, eu sou racista. isso é coisa de brasileiro mesmo, porque nao podia ser feito nos estados unidos ou em lugares mais avançados onde esses emo hardcore são ignorados ! nos paises desenvolvidos ninguem liga pra isso! são apenas rótulos(goticos, metaleiros, rockeiros, darks, EMOS[eu gosto de todos]), nao mostram o carater de ninguem.
    emos são só um estilo, uma tribo, um gosto diferente. qe merece ser respeitado como qualquer outro estilos. na minha opniao, preconceito é burrice

    Responda este comentário

  • bruna

    BOM!!!

    EU ACHO QUE CADA UM TEM SUA OPINIÃO
    EU CURTO FRESNO,NX ZERO,RENATO RUSSO ETC….
    MAS CRITICAR O TAVARES PORQUE ELE DEU SUA OPINÃO EU ACHO ISSO
    ERRADO

    Responda este comentário

  • CRIS BETTI CIVA

    Não. JESUS SERIA UM METALEIRO! NÃO VE A CABELEIRA DELE, O JEITÃO!

    ELE PREGARIA APAZ E O AMOR ATRAVÉS DE SUA GARGANTA METALEIRA….

    OLHA QUE EU SEI DAS COISAS!

    Responda este comentário

  • Pingback: Autozine » Blog Archive » Links Legais da Sexta Feira

  • Bárbara

    Bruna Legião,
    primeiro q não é o Lucas, eh o Tavares

    e geral ai:
    o Tavares, eo um musico completo, ao contrario de muita gente ai q ouve 3 ou 4 bandas e acha q sab td de música,
    eu gosto da Fresno , do NxZero , e sei apreciar outros estilo de musica, e mesmo q eu não goste não saio por ai falando o q eu não sei…
    Então pesquisem sobre as influencias dessas bandas, da história do rock pra dps vcs terem uma opnião correta. e, pior q as crianças q ouvem essas música por influencia da mídia eh pessoas q por influem cia da mesma falam o q não sabem!!!

    Responda este comentário

    Tiago Lopes Conde Reply:

    @Bárbara,

    Tavares um músico completo???

    VÁ ESTUDAR!!!

    Responda este comentário

  • Bruna Legião

    Meu que cara retardado esse lucas, falar que meu renato russo era emo, emo o caralho, c ele estuda-se a vida do meu renato saberia que tudo na vida dele foi muito dificil e msm assim ele é o kra, tv uma infancia fudida,ficou em cadeira de rodas, tinha hiv,pico coisas sérias msm, num ficava cantando sobre broxices, mininha q o abandonou, p´ra ficar com outro tiozinho, na boa, dizer que meu renato russo era emo, é subestimar a própria inteligencia!

    Responda este comentário

  • http://gago marcelo

    eu sou emo legionario….adoro legiao urbana[renato russo]e e muito bom saber que voces fresno e outros se espiram na musicas do meu idolo….e eu sei que ele e o maior aushaushasuhaus……te amo renato russo………..

    Responda este comentário

  • daniel

    fresno é apenas fase e vai acabar se esvaindo como muitas bandas acabao por que nao tem talento carisma

    estas bandas que vao no mesmo caminho do fresno sao uma geraçao coca cola
    desde pequenos nós comemos lixo comercial industrial

    todas as bandas que estao começando a tocar gostao de cantar em ingles sabia(frase de renato no acustico mtv) e é por ai se passa na tv alguma propaganda sobre a coca cola todo mundo toma coca cola
    se passa propaganda de um tenis novo todo mundo compra o novo tenis
    mas renato e legiao sao diferentes eles faziam as musicas que gostavao e com o coraçao
    pouco se lixavao para a gravadora
    sabe deixa eles ,eles nos colocao no pedestal para depois nos derrubar

    entao todo mundo esta fazendo bandas mas ninguem sabe toca porra nenhuma e o fresno entrou na fila
    é só questao de tempo para eles sairem do mercado

    Responda este comentário

    daniel Reply:

    quem nao assistiu o dvd renato russo entrevista deve assistir e quem nao leo o livro renato russo de az deve ler
    depois que vcs fizerem isto vcs vao ter outra visao de renato e de fresno

    Responda este comentário

  • Pingback: Retrospectiva Hit na Rede 2008 ( e um agradecimento especial aos amigos) | Hit Na Rede

  • daniel

    em relaçao ao que o cara do fresno disse que renato russo seria o emo dos emos eu discordo

    sou fã de legiao e de todos os integrantes conheço mais de legiao e de renato russo do que o que o carinha do fresno ja conseguiu subir nos palcos .sou fã da musica brasileira do punk rock

    odeio ter que olhar para a tv e ver esses caras engomadinhos vistidos de preto de cabelo lambido fazendo uma porcaria e dizendo que é musica

    musica nao se faz com a bunda
    nao se lança um disco com 14 musicas sendo 1 musica que faz susesso e as outras é para satisfazer a gravadora

    se for para esperar trez ,quatro anos para lançar um album que espere mas lançe um material de boa qualidade

    todos os discos da legiao sao otimos todas as musicas sao cantadas pelos fãs nao somente uma ou outra

    acho que ele deveria começar a ouvir beatles,ramones ,the clash, nil yang , raul ,cazuza ,paralamas ,capital paralamas e dezenas de bandas que fazem musica com o coraçao para depois vir dizer alguma babozeira sobre renato russo

    Responda este comentário

  • Pingback: Retrospectiva 2008: O show de bizarrices do Youtube garantiram boas risadas ao longo do ano | Hit Na Rede

  • M. D. Medeiros

    Se fazer música que tenha como mote emoções e sentimentos já baste pra caracterizar um cantor ou uma banda como emo, então Roberto Carlos, Tim Maia, Tom Jobim, Cauby Peixoto, Reginaldo Rossi, Elis Regina, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e o car*lho a quatro são emos também.
    É difícil pra mim, que não vivo de música, caracterizar cada movimento, mas é como o carinha dessa banda aí do post falou: tem a questão da atitude(?) e também, principalmente, do visual. Um modelo pra servir de referência aos adolescentes de hoje(acabei de ver um lado bom em ter mais de 25). O engraçado é que a maioria dos músicos que se enquadra em um número maior de características desse movimento recusa a alcunha de banda emo – será que para eles mesmos isso conta como propaganda negativa? Não foi o Di do NXZero que largou “emo é o car*lho” em uma premiação da MTV?

    Responda este comentário

  • Felipe

    Ah é?
    Então TODAS AS BANDAS DO MUNDO SÃO EMO!
    Cite algumas aí pra gente, que não falem de EMOções, sentimentos…

    Responda este comentário

  • Anderson

    Entrevista muito perfeita!!
    Parabéns!!!

    Responda este comentário

  • http://www.mycraps.wordpress.com Paulo Fiaes

    ufa,

    ler isso tudo aqui foi complicado,
    eu assino embaixo do que o Felipe Henrique falou
    e digo mais
    eu n curto emo
    e n é pq eles falam de amor
    moro na bahia
    onde quase todas as radios tocam musicas de níveis baixissimos
    sempre achei q se uma banda n sabe o que escrever nas letras das musicas
    q fale de amor, q é um sentimento nobre e comum a todos
    o q n curto do emo é o estilo deles
    e a atenção que eles ganham da midia
    há mto artista independente mto bom
    e q poderia abrir a mente de mtas pessoas
    mas eles ficam escondidos, sem vitrine
    enquanto caras como da banda fresno
    tocam musicas q n vejo relevância nem no presente, mto menos no futuro
    posso está errado
    mas daqui há um 10 anos vou procurar meus amigos q curtem emo e saber a opiniao deles
    me lembro mto da epoca q curtia raimundos(com rodolfo no vocal)
    ate hj escuto as musicas deles pra relembrar
    e gosto,
    mas fico me perguntando como um dia achei q isso q era musica de verdade
    apesar do q conceito musica de verdade daria um post por si só
    belo post
    acho q ate escreverei no blog algo do tpo
    bjux

    Responda este comentário

  • Andressa Hz

    Acho que isso é preconceito bobo de ambas as partes
    se todo mundo que faz músicas ditas “melosas” for rotulado
    de emo na música nacional e internacional não existiria
    nenhum outro estilo de música só existiria
    estilo “emo” respeito os fas de Renato Russo e de Fresno
    até por que gosto das músicas de Renato Russo apesar de ter 18 anos
    eu conheço a historia. Tenho irmãos e o que eu mais ouvi a minha
    infancia toda foi LEGIÃO URBANA.

    As letras de Fresno são boas e de Renato Russo são
    incomparaveis até por que eles são de épocas diferentes
    sim diferentes!!!!
    Renato Russo falava de sentimentos de um modo unico e fresno também
    fala de sentimentos mas de um modo Fresno.

    Agora só por que o cara usa franjinha rotulam ele de todo “Emo” e “gay” então seu pai seu avô seu bisavo seu tataravo foi EMO.
    Ou vc acha que ele nunca usou uma franjinha.

    Acho que estão levando mto pro lado nossa caraca “Renato Russo”
    “EMO” isso e um absurdo se só pelo fato de ele assumir que era homossexual e falar de AMOR de um jeito incomparavel a midia já o rotularia como EMO.

    Fresno e uma boa banda bem melhor do que os Nexos zeros da vida.
    e Renato Russo será sempre Renato Russo o cara.

    ]

    Responda este comentário

  • http://..... karol

    ta isso
    n pode q isso e um absurdoooo

    Responda este comentário

  • http://www.myspace.com/nxmylla camila

    adorei !
    mas vc é emo mesmo?

    Responda este comentário

  • di

    Vitor monteiro
    o século em que eu vivo, é o XIX, e não XX, se tu vives no século 20, eu não, e todp o mundo ocidental….
    alías, século se escreve em números romanos

    Responda este comentário

  • john

    Gente foi só um comentário que o tavares fez não levem tão a sério porque
    a legião tem uma quantidade enorme de músicas romanticas que se fossem feitas nos dias de hoje, seriam facilmente rotuladas como “emo” não é dificil entender o que o tavares quis dizer, e assim sem comparações quanto a decada de 80 e a música feita hoje,são momentos e epocas diferentes renato russo é um compositor de um talento indiscutivel,como também cazuza ,humberto gessinger entre outros letristas e compositores que graças a deus ! o brasil tem então o emo é so um rótulo que foi dado, tirando o rótulo fica a música se a música é feita de uma forma verdadeira independe de rotulo ou moda.Não tenho nada contra a fresno é uma banda que representa bem essa época lucas silveira é um excelente letrista como o tavares.Então deixem o saudosismo oitentista de lado e curtam a música que é o mais importante e Sem preconceitos !! É Importantes vermos novas bandas ,novos músicos novas gerações afinal tem que se andar pra frente ! É preciso admirar o velho e aceitar o novo !!falow

    Responda este comentário

  • M. D. Medeiros

    Cler, você me deixou mais tranqüilo, hehehe… Parabéns pelo blog, achei show de bola os seus textos.

    Responda este comentário

  • http://hitnarede.com Cler Oliveira
  • M. D. Medeiros

    Certeza não tenho, mas se não me falha a memória, Renato Russo foi cremado. Torço pra que sim, porque ao ser comparado com um emo, se sepultado normalmente, estaria se debatendo no túmulo até agora.

    Responda este comentário

  • weendell

    tudo a ver!!!!
    o renato nao era propiamente
    dito emo mas q ele fazias suas letras
    cm emoçao era verdade
    asim como ele fez a cbeça de uma jeraçao
    bandas novas tanbem te direito de um espaço
    asim como as letras deles mechem com
    sentimenos das pessoas bandas de hoje tambem mexem…
    temos q da vez aos outros e nao ficar so na mesmiçe??

    Responda este comentário

  • kal

    inveja mata ne?!
    antes de criticar o maior poeta de todos os tempos
    tenta compor pelo menos uma frase q faça sentido
    essas musicas babacas q vcs fazem sem sentido algum
    musica p bebê rsrsrs
    na boa RENATO RUSSO nao precisa da sua aprovação
    entao pega um violão e vai tentar aprender a fazer musica meu kerido.

    até!

    Responda este comentário

  • Pingback: My Jukebox - Smashing Pumpkins, fãs chatos e as super top models dos 90's | Hit Na Rede

  • josé

    Concordo com cada palavra
    Não sou fã de musica emo, mas conheço o movimento. Gosto do movimento emo por que não têm vergonha de escrever letras de amor. Renato Russo poderia até não usar franginha cobrindo o olho, mas concerteza apoiaria o movimento. naquela época não tinha bandas q falavam sobre amor, ou q faziam criticas como o legião urbana. As musicas emos não chegão ao nivel das musicas de Renato Russo. Mas concerteza, se ele estivesse vivo, apoiaria qualquer banda que falasse de amor. A musica emo é muito mais do que modinha, é um estilo musical feito para emocionar as pessoas, eles têm um modo diferente de fazer rock.

    uhul o/ Renato Russo 4RÉVA

    Responda este comentário

    Anderson Reply:

    Concordo com seu comentário.

    Responda este comentário

  • Gabriela Cabral

    pra vocês que dizem que não conhecem pessoas com mais de 18 anos que curtam Nx Zero ou Fresno , é porque realmente não conhecem nada.
    Vão á um único show dos caras e verão quantas pessoas com mais de 20 anos tem lá e garanto , não serão poucos, e eu afirmo isso, porque estou sempre nos shows dos caras.
    E outra tudo bem que o Renato Russo , tenha sido um grande cara , um ídolo para o rock nacional ,mas pensem porque é considerado um desacato ele ser chamado de emo ? se o que caracteriza o emo são as letras românticas e isso ele tinha.
    vocês que dizem que Fresno é lixo , vocês tem que parar com esse preconceito bobo , de só porque não é igual ao antigo , que não seja bom , é bom até demais , e vocês querendo ou não é a nova geração do rock brasileiro , eles são revelações , e estão se tornando ídolos , independente da faixa etária das pessoas que escutam eles.
    e vocês não julguem sem conhecer.
    SE NÃO TEM NADA BOM PRA FALARSOBRE ALGUÉM OU ALGUMA COISA , MAL NÃO FALE.

    Responda este comentário

    daniel Reply:

    musica nao se faz com a bunda

    Responda este comentário

  • http://www.discjoquei.wordpress.com Fernando Ramires

    Discordo completamente do carinha do Fresno, que desconhece até o conceito de Emo. Falar de “amor”, “relacionamentos”, “desilusão” e todas essas coisas não faz de alguém “emo”.

    Ramones falavam disso, Beatles falavam diso, Rolling Stones falavam disso, The Cure, Smiths, Joy Division, Black Sabbath … TODO MUNDO fala disso, porque a vida é baseada nisso. A diferença aí é COMO falar sobre isso.

    As bandas Emos são como uma versão “novela mexicana” do rock. Maquiagem exagerada, dramas pastelões, choradeira desmedida, e, no fim das contas, bem previsível e sem grandes surpresas.

    Responda este comentário

  • Pingback: My Jukebox - Lego, Dança e VMB 2008 | Hit Na Rede

  • Felipe

    Essa banda FRESNO é uma merda. a Legiao Urbana da de 10 a 0. Musicas ridiculas, e com uma letra podre, o sucesso foi modinha, daqui 1 ano no maximo, ninguem mais lembra que existiu uma bandinha chamada ‘fresno’ , e Legiao nao, passou 12 anos da morte dele, e msm assim o sucesso so aumenta.

    Responda este comentário

    Anderson Reply:

    Vc ñ sabe nada mesmo. Fresno existe a quase 10 anos.
    Única coisa ridícula aqui é vc, q vem escrever merda, sem conhecer os caras.
    Gente como vc é q estraga o país seu lixo miserável!!!

    Responda este comentário

  • Amanda

    Na verdade ‘emo’ nada mais é do que uma máscara que as pessoas (jovens) se escondem.Gosto de Fresno, bandas do tipo, mas não sou emo.
    Respeito a opinião de todos.Tenho certeza de que o Tavares não ofendeu O Cara, ele só se expressou e poucos entenderam.E se Ele realmente escrevesse canções emotivas ?.Onde estaria a legião de fãs ?.Ninguém deixaria de ir num show do Cara.

    Só acho que pra expressar nossas opiniões bastam palavras, sem ofensa.

    O Cara acharia graça de toda essa discussão, que pelo visto não vai levar a lugar algum (?)³

    Responda este comentário

  • Christian

    A frase ” Se renato russo vivesse nos anos 2000 seria o emo dos emos” ficou tão grande que se desprendeu de toda a matéria e criou vida própria. Na minha opnião Renato Russo não seria “emo dos emos” apesar das suas letras falarem de amor, o romantismo vinha poetizado e/ou em forma metafórica, diferente do emo de hoje em dia que não tem muita variedade nas suas letras, além de que o Renato fazia letrás com outras temáticas também. A respeito da matéria, eu achei ótima, o Tavares é um dos cara que eu mais adimiro na cena do rock nacional, que se destaca pra mim por causa de todo conteúdo expresso em suas canções, postagens, e matérias públicadas.Sucesso pro Tavares seja lá qual for o seu projeto

    Responda este comentário

  • Rad

    O negocio do Renato Russo…CONCORDO!!!

    mas ele seria emo,do VERDADEIRO emo,não essas coisas gay que se veem por ai.
    o movimento EMO foi desvirtuado, e a maioria,grande maioria inclisive conhece apenas essa moda idiota que foi criado,e muitos seguidores dessa modinha achando que são emos,mas na verdade,o VERDADEIRO EMO,ficou pra traz e é conhecido por poucos.

    Responda este comentário

  • Fábio

    Achei a entrevista muito legal! O Tavares mandou bem, e eu fico muito indignado de as pessoas não entenderem o que ele quis dizer quando falou que Renato Russo seria o emo dos emos. Ele não quis dizer que Renato estaria cheio de tatuagens e uma franja enorme acompanhada de calça skinny. Pelo que entendi, ele encarou as letras e os temas tratados na música de Renato como um fator que traria muita influência para os emos se estivesse vivo até hoje… Como ainda trás, mesmo não estando.

    Me irrita ver que as pessoas rotulam tudo o que ele fala só pelo fato de estar na mídia agora como uma banda com influência emo que vende.

    Pessoal da Fresno, continuem com o bom trabalho. Tavares, continue o bom trabalho da banda Fresno como da Abril.
    Abraços!

    Responda este comentário

  • http://www.fotolog.com/gaaaaaabi_xd Gabriela

    cada um tem uma opnião mas eu particularmente acho o
    TAVARES FODA DEMAIS !
    acho que emo ja é algo assim, ouve-se essa palavra
    e ja se associa aos estremos desse movimento
    não sou emo, mas essas musicas na época da adolescencia principalmente
    falam muitoo, e espressam muita coisa !
    admiroo muito o tavares e fresno tambeem, eles estão conseguindo evoluir muito musicalmente !

    Responda este comentário

  • Natália Picarelli

    é uma pena, tanto analfabeto funcional [2]

    me poupem. tem gente que lê só um pedaço e sai crucificando o Rodrigo. até mereço né, hahaha.

    Responda este comentário

  • http://www.purevolume.com/scarpan Celo (scarpan)

    “preconceito musical é coisa de adolescente.”
    =P

    “O pessoal é burro e não intende uma troca gerações” [2]
    eaeiuaheiuaheiua

    Tavares FODA! =D

    Responda este comentário

  • Felipe

    Concordo plenamente com o que o Tavares falou.
    Se Renato fosse vivo nos anos 2000, seria um grande ícone do ”emo”, porque o emo nada mais é do que uma maneira de expressar sentimentos em musicas, coisa que Renato Russo fazia. Ta certo que existem bandas que fogem totalmente desse contexto, mas existem também bandas como a própria Fresno que faz uma musica de ótima qualidade com letras parecidas com a de Renato!

    Responda este comentário

  • Nara

    Gente me desculpe, respeito a opinião de absolutamente todos mas o povo não tá sabendo interpretar a entrevista do cara e ainda por cima fazendo ofensas pessoais de baixo nível.
    Pra vocês que defendem tanto o Renato, deveriam saber que o cara era muito inteligente e esse preconceito de vocês em relação ao Fresno e qualquer outra banda é um burrice completa, a gente luta diariamente pra erradicar o preconceito das nossas vidas e vem vocês com uma falta de educação inigualável e fazem esse tipo de comentários.
    Se não gostaram do que o Tavares falou, simples, não escutem a música do cara e apenas ignorem, é totalmente desnecessário pra quem curte esse som ler isso aí que vocês chamam de ‘opinião’, pra mim é falta do que fazer.

    Eu adoro Fresno, não uso franjinha e acho que respeito é bom e todo mundo merece!

    Responda este comentário

  • Talita

    Concordo com o que ele disse sobre o Renato Russo.
    Hoje em dia qualquer banda que faz algo, nem que sejam poucas músicas, mais romântico ou puxado para o lado “emocional” é taxada com emo! Muitas, na verdade, não chegam nem perto do “verdadeiro emocore”, mas são taxadas pela mídia e pelo próprio povo.

    Responda este comentário

  • http://hitnarede.com Cler Oliveira

    eU. (vampira_independente)» Seu comentário foi deletado porque não havia identificação no nome. Quem quiser expor opinião que não identifique apenas por “eu”.

    Responda este comentário

  • http://hitnarede.com Cler Oliveira

    cavalca » Heheh.. Valeu a tentativa Ju, mas o Felipe chegou antes. Aliás, Felipe.. mandou bem.

    Responda este comentário

  • http://cavalca.wordpress.com cavalca

    Vou comentar só pra te ajudar a chegat nos 100 comentários.

    Responda este comentário