Início » Gospel, Retrospectiva 2008

Retrospectiva 2008 – A volta do Pop Católico: Padre Fábio de Mello e Jake


[10 Dec 2008 | 21 comentários | Cler Oliveira]

Sem dúvida nenhuma, 2008 foi mais um ano de grandes revelações cristãs. Já nem falo de pop stars evangélicos que, depois de surpreenderem o mundo secular, mantêm o seu posto – desculpem o trocadilho – com muito louvor[bb].

Me refiro à igreja Católica, que, somente em 2008, conseguiu ocupar os espaços mais relevantes dos meios de comunicação, com duas grandes estrelas (E, acredite, não há um pingo de irônia no que vou falar): Padre Fábio de Mello[bb] e a cantora Jake. 2008 foi o ano do Pop Católico.

Padre Fábio de Mello

Photobucket

Quando fiquei sabendo de sua existência, eu podia jurar que estava diante de um padre da ficção. Aqueles que no fim da história só têm duas opções: ou ficar com a protagonista ou reafirmar seus votos de castidade. Mas não. Esse padre existia e estava no meio de nós e atende pelo singelo nome de Fábio de Mello.

Diferente de seu antecessor pop – Padre Marcelo Rossi [bb]- padre Fábio [bb]está sempre à paisana (“uso batina apenas nas celebrações”) e pega de surpresa os fiéis e os nem tão fiéis assim, em programas de rádio, TV e grandes shows com milhares de pessoas.

Múúúúúúúsica, maestro

Enquanto todos erguiam as mãos com Marcelo Rossi, Padre Fábio gravava o seu primeiro álbum – De Deus um cantandor. Desde então já se passaram 11 anos nos quais foram lançados 12 álbuns (sendo o último – Vida[bb] – pela Som Livre) e cinco livros. Aos 37 anos, Fábio José de Melo Silva já acumula substantivos como sacerdote católico, cantor, compositor, poeta, escritor, professor, apresentador de programa de TV e, graças à percepção do público, principalmente o feminino – galã.

O segredo do sucesso? Vocação, talento e boa mídia a seu favor. O padre aparece direto no intervalo dos principais programas da Globo, quando não participa deles.

Já teve um livro destacado na Caras e, com todo o respeito, foi justamente a cara do padre responsável por colocá-lo em blogs à exaustão. Alguns exemplos:


“Entrevistei o Pe., que por sinal é lindo de morrer, sem brincadeira nenhuma, ele é muito fotogênico e bonito nas fotos, mas, pessoalmente é muito mais, mil vezes mais! Ele é uma mistura de Reinado Gianechinni com Fábio Júnior…Charmosérrimo! Ainda é estiloso e tem uma voz que fala sério…”
Padre Galã – no Claudia Mattos

(…)É notório que a maioria do público naquele show do padre galã popstar não estava lá simplesmente para entoar cânticos de louvor ou escutar um sermão a respeito de Nossa Senhora de Nazaré, Jesus Cristo ou seus asseclas. O mulherio tava interessado mesmo era naquela figura masculina, com pinta de ator de novela das oito (…)
Visão do Círio V – Dos Apelos Sexuais: O Padre Galã Popstar – No Bitácora do Pedro

Atire a primeira pedra quem não pensou em levar o Padre Fábio para o mau caminho!
Senhor, eu pequei – Diva Diz

E por ai vai até o infinito…Ou seja: o Padre Fábio é o craque da Igreja de 2008.

Jake

Ela, até onde sei, não é nenhuma sacerdotisa, mas diz fazer a obra do senhor por meio do Axé Católico Pó pará com pó. Transformar a água em vinho parece ter sido fichinha se comparado ao milagre de fazer com que esse hit – que figura com honra na lista das piores de 2008 -fosse entoado até por estrelas do pop axé não-católico como Ivete Sangalo.

Ouvir Jake e suas pérolas é algo que não convence ninguém a ir para uma igreja, mas que diverte, ah, isso diverte.

“É o axé Cristão mexendo com você”

Jake é um fenômeno: consegue saracotear como uma pomba gira enquanto canta empolgada “sua juventude vai pro beleléééééééu…”. O IceCream conseguiu uma entrevista exclusiva com o mais novo nome da música pop-axé-cristão. Nela, a cantora de 29, publicitária por formação, revela de onde surgiu a inspiração para a sua música e como ficou sabendo que havia se tornado em uma celebridade virtual.

Eu fiquei sabendo do Kibeloco. Eu não consigo imaginar até hoje como isso tudo começou, um dia, simplesmente fui avisada que um jornal havia feito uma matéria sobre a música, pesquisei pela Internet e só então percebi a que ponto tinha chegado. Fiquei muito surpresa.

Parabéns aos sorveteiros.

O que sei é que Jake é audaciosa (em todos os sentidos que isso possa ter). Seu primeiro álbum, esse que só foi revelado este ano, foi lançado em 2006 e já era um ao vivo. Se Padre Fábio é uma mistura de Giannecchini com Fábio Jr., Jake é um misto de Maria Bethania com a vitalidade de Daniela Mercury no início dos anos 90. Preparando os ouvidos porque nada vai parar essa mulher no carnaval.

 

Retrospectiva 2009: O ano do gospel evangélico
Em 2008 foi a vez do pop católico retornar à parada de sucesso sob as bençãos do Padre Fábio de Mello e de alguns coadjuvantes nonsense, como a a cantora ...
Leia mais
Retrospectiva 2009: NME elege os atentados contra a moda cometidos por Lady Gaga
Sem dúvida, Lady Gaga é o nome do ano. Ao lado de Beyonce, a diva bizarra mostrou que, mais do que roupas estranhas, tinha talento e o resultado é impressionante. ...
Leia mais
Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre a homossexualidade
Um dos grandes nomes de 2008, Padre Fábio, em 2009, ao que tudo indica, irá repetir o feito de dar uma cara mais moderna a antigas chorumelas da Igreja Católica. ...
Leia mais
Yahoo!Posts: Minha cara de fuinha lá...
" I change my mind À la recherche du temps perdu!" (Cidadão Quem) O primeiro post do Hit na Rede foi ao ar em 19 de março deste ano. De lá pra ...
Leia mais
Vídeos de Natal para ter uma noite feliz
Tem gente que não gostam de Natal. Outros, gostam tanto que musicam. E dessa paixão pela data saem belíssimas canções que, pasmem: dá até para faturar bons caraminguás com elas. ...
Leia mais
Retrospectiva 2008: O show de bizarrices do Youtube garantiu boas risadas ao longo do ano
O Youtube é relativamente novo. Surgiu em 2005, mas em pouco tempo de transformou num mar de ostras, cada uma com uma pérola mais preciosa que a outra. Antes para ...
Leia mais
Retrospectiva 2008: Das frustações e outros demônios…
Nunca fui de falar da minha vida pessoal no blog. Quando se propõe a ter um foco – que nesse caso e música - seria algo como "trair o movimento", ...
Leia mais
Perspectiva 2009: E Janeiro traz shows de Elton John, James Blunt e Alanis Morrissette ao Brasil
A partir de 2 de janeiro já podemos dizer que está aberta a temporada dos grandes shows internacionais. Sim! GRANDES shows, de grandes nomes que vai do do pop, passa ...
Leia mais
Retrospectiva 2008: How I met your mother, uma das (minhas) melhores descobertas
2030 Kids, fiquem tranquilos. Por mais afastado que o asunto séries pareça do foco desse blog, lembrem-sem que, tudo por aqui termina em música. O ano de 2008, o mesmo em ...
Leia mais
Retrospectiva 2008 – Não adianta fugir… O ano também foi, merecidamente, de Victor & Léo
Primeiro: deixo bem claro que a minha vibe é o pop rock. É possível perceber isso em qualquer canto que se olhe nesse blog. Mas isso não impede que eu ...
Leia mais
Retrospectiva 2009: O ano do gospel evangélico
Retrospectiva 2009: NME elege os atentados contra a
Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre a
Balanço Hit na Rede 2008 (and Thanks!)*
Vídeos de Natal para ter uma noite feliz
Retrospectiva 2008: O show de bizarrices do Youtube
Retrospectiva 2008: Das frustações e outros demônios…
Perspectiva 2009: E Janeiro traz shows de Elton
Retrospectiva 2008: How I met your mother, uma
Retrospectiva 2008 – Não adianta fugir… O ano

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

Cler Oliveira

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música, sobretudo U2, Bon Jovi e Coldplay. Estudiosa constante de Kurt Cobain. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000. Também redatora no www.mudarock.com.br.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusYouTube

  • Kennyagomes

    olÁ  p. fabio de mel!
    meu  nome   kennya gomes   eu tenho  26 anos   eu gosto  de  voce especial….
    eu  quero  fala  com      voc…..
    eu   te amo  voce….

    Responda este comentário

  • Letícia

    O Padre Fabio De Melo realmente é uma pessoa iluminada por Deus, suas palavras sao de muita sabedoria e tenho certeza q o seu verdadeiro proposito é envagelizar, por que se nao for ele que se entenda com Deus.
    MAS SO ACRESCENTANDO MESMO PODE MANDAR VIM UNS 300 CAMINHOES DE PEDRAS POR QUE ESSE PADRE, ATE NAO SER ESSA A INTENCAO DELE MAIS QUE CAUSA UM CERTO… DEIXA PRA LA.QUEM NINCA PENSOU MESMO EM DAR UNS PEGAS NELE, ELE É MUITO GATO, LINDO , CHARMOSO E NAO PODEIA FALTAR GOSTOSO…MEU NAMORADO VAI ME MATAR.
    MAS TO NA CHUVA É PRA ME MOLHAR

    Responda este comentário

  • Pingback: Hit Na Rede » Blog Archive » Retrospectiva 2009: O ano do gospel evangélico

  • http://www.google.com.br Everaldo Euclides da Silva

    gostaria de entrar em contato com o Padre Fabio de Melo….voces tem o e-mail oficial dele por favor?

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Não tenho.

    Responda este comentário

  • regina helena ribeiro

    como tudo que o Padre Fabio de Mello faz tudo é de uma enorme importançia na minha vida.
    suas palavras e conselhos tocam a alma da gente.
    nos faz ver como fazemos tão pouco para nossos semelhantes.
    e as vezes as palavras ditas por esse anjo sem asas enviado por Deus me tra uma enorme paz interior.
    me dá forças para poder lutar e seguir enfrente sempre apesar dso tropeços da vida.
    por isso minha admiração por Ele é cada vez maior.
    e como tudo que faz bem para nossa vida a gente quer sempre compatilhar com outras pessoas multiplicar.
    então quero saber se haveria uma possibiliade de o senhor vir para minha cidade fazer uma palestra.
    seria isso possivél.

    Responda este comentário

  • Pingback: Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre o homossexualismo | Hit Na Rede

  • Maria Fatima Rossi

    Será que apenas uma bela cara garantiria dois livros na lista dos mais vendidos da veja, sendo que um ja está ha 25 semanas? Não sou advogada do Pe. Fábio, ele nem sabe que existo mas graças a Deus e aos meios de comunicação, principalmente o SISTEMA CANÇÃO NOVA DE COMUNICAÇÕES, porque é aí que o padre aparece, não é amado por aparecer em um programa ou comercial de outra TV, não. Ele é amado pela sua história pessoal/sacerdotal pelo seu Carisma, pelos seus escritos (leiam seus livros), suas músicas (se presenteiem ouvindo suas músicas), suas palestras (se permitam conhecer sua sabedoria). Tenho certeza de que quem critica tão severamente o padre, se, se permitisse conhece-lo mesmo que a distancia trocaria de opinião, embora nem todos devam gostar das mesmas coisas. Penso que pelo simples fato de sermos pessoas merecemos ouvir uma boa música, com letra que não nos insulte, mas nos engrandeça, ler bons livros, que contribuam para nosso crescimento, ouvir palestras que nos mostre um Deus que não é vingativo, não é mesquinho, e que nos ama a cima de qualquer coisa que possamos ter feito, basta que queiramos recomeçar, sem olhar para tráz, que esse Deus é puro amos e está a nossa espera… . Diferente de pessoas bonitas mas que quando nos olham ou nos falam nos mostram toda a sua monstruosidade, mesmo camuflados e que mais cedo ou mais tarde os reconhecemos feios, o padre pode aparecer do jeito que quiser, bem arrumado para um show ou todo a vontade como aparece na Canção Nova, quando nos olha, mesmo através da TV, ou quando nos fala é pura beleza, é puro encanto, pois o que ele é verdadeiramente é um instrumento de Deus, que nos fala através dele e de tantos outros abençoados que temos na Canção Nova ….
    Liguem e se liguem em um verdadeiro SISTEMA DE COMUNICAÇÕES e conhçam MUITA gente bonita que anuncia Jesus a todos, aos que elogiam e aos que criticam. Que Deus abençoe a Canção Nova que nos permite acesso a essas pessoas do bem.
    Fiquem com Deus

    Responda este comentário

  • LENINE MARQUES

    “Padre Fábio de Mello… Esse homem é um pecado!
    Como pode ser padre? Tão lindo”

    — sinceramente, você não sabe o que diz, o respeito é algo que ele preserva muito, já pensou se alguém chegasse para sua mãe e disesse: ” nossa sua mãe é muito gata, um corpão”. acho que se você preserva de verdade sua mãe você não ia gostar muito menos deixar.
    Então respeite-o como padre assim como respeita sua mãe como mãe.

    “Entrevistei o Pe., que por sinal é lindo de morrer, sem brincadeira nenhuma, ele é muito fotogênico e bonito nas fotos, mas, pessoalmente é muito mais, mil vezes mais! Ele é uma mistura de Reinado Gianechinni com Fábio Júnior…Charmosérrimo! Ainda é estiloso e tem uma voz que fala sério…”
    Padre Galã – no Claudia Mattos

    —- sua formação acadêmica para jornalisto foi onde?
    você nesse comentário só esqueceu das brilhantes palavras que ele traz, você foi o entrevistar ou foi ficar reparando na beleza interior dele?
    e ainda.. esqueceu de dizer também como é uma missa dele.

    (…)É notório que a maioria do público naquele show do padre galã popstar não estava lá simplesmente para entoar cânticos de louvor ou escutar um sermão a respeito de Nossa Senhora de Nazaré, Jesus Cristo ou seus asseclas. O mulherio tava interessado mesmo era naquela figura masculina, com pinta de ator de novela das oito (…)
    Visão do Círio V – Dos Apelos Sexuais: O Padre Galã Popstar – No Bitácora do Pedro

    ———Você tem até razão, infelizmente muitos ali estavam pela figura do homem fábio de melo, mais te digo que apartir de agora muitos vão incherga-lo como padre, pois é assim que ele se impõe.

    Atire a primeira pedra quem não pensou em levar o Padre Fábio para o mau caminho!
    Senhor, eu pequei – Diva Diz

    —– pode mandar descer o caminhão de pedras ( rsrsrsrs)

    Eu sou fã do padre fábio de melo, admiro seu trabalho como músico, poeta, em fim… principalmente como padre!

    Que Deus abençoe a todos!

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Espero que tenha percebido que, o que está entre aspas é citação de outros blogueiros e que as matérias completas estão nos respectivos blogs (clique nos links).
    Embora não tenha sido eu quem fez o comentário, digo que aminha faculdade de jornalismo foi – orgulhosamente – avalizada pela Unisinos, mas, isso não impediria de, se fosse eu que fizesse a matéria, de fazer um comentário semelhante.

    O Próprio padre não deve se incomodar pois sabe que, por mais sábias que sejam suas palavras, por mais bonito que ele seja por dentro e bla bla bla, sua beleza exterior é um grande trunfo que faz com que o seu trabalho, de certa forma, atinja mais pessoas.

    E se falassem que a minha mãe é uma gata, seria um orgulho. :)

    Responda este comentário

  • Samara

    Não há problema algum em achar um padre bonito.Será que jesus não merece o melhor de nós? Engano pensar que para servir a Deus tem que ser feio ou encalhado.Abençoados sejam todos os religios/as bonitos ou não.Que Deus os abençoe e os mantenha firme em suas vocações.Eu quase fui religiosa e posso afirmar,não é fácil.

    Responda este comentário

  • MA

    O padre Marcelo Mello, não me parece que tem realmente vocação para trabalhar com as almas católicas mas sim com o físico, a matéria.
    “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.”
    (Shadespeare)
    Isso é muito ruím para a tão combalida religião católica.

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Não entendi… Falas do MARCELO rossi ou do Fábio de MELLO? :p

    Responda este comentário

  • Anibal Senra

    CONCORDO com vc Sandra O Deus supremo nos deu esta dádiva maravilhosa que é o nosso Padre Fábio iluminado de Melo.é um ser lindo físicamente(Jesus com certeza também era )e um ser maravilhoso espiritualmente.Ele transmite paz aos nossos corações, e nos lembra sempre que existe um Deus misericordioso que nos ama e que seria capaz de viver tdo que viveu novamente para nos salvar.Não devemos nos esquecer nunca que ele é PADRE e que PADRE.Seria tão bom se tivessemos pelo menos meia duzia de iguais a ele .Com certeza o mundo sria melhor mais rápido.Vamos rezar mto por le e pela sua missão.

    Responda este comentário

  • sandra

    deus e um ser supreimio, padre fabio de melo e uma dadiva dele.

    Responda este comentário

  • Maria Eugenia Pontes

    O que o Pe Fabio de Melo tem de mais lindo é seu interior, ele é bonito fisicamente, mas essa beleza fica muito abaixo do que esse sacerdote é capaz de fazer em sua vida com suas palavras sábias, Quem realmente quiser conhece-lo assista o programa Direcao espiritual, aí vocês conhecerão quem é esse Padre, que só agora o Brasil está conhecendo, mas que o meio católico já o conhece há mais de 10 anos. A paz para todos!!

    Responda este comentário

    Rosane Reply:

    Maria Eugenia- Realmente o Pe Fábio é um raio de luz , com beleza interior e considero ele mais belo quando está com seus paramentos de Pe fazendo a homilia na Santa Missa, levando a mensagem da misericórdia de Deus e isto é que tem beleza, é a essência.

    Responda este comentário

  • http://www.icecreamnow.com.br Ângelo

    Ótimo post! E A jake ta fazendo um sucesso absurdo!

    Responda este comentário

  • http://www.avecnous.wordpress.com Ana

    Padre Fábio de Mello… Esse homem é um pecado!
    Como pode ser padre? Tão lindo :~

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    O bom é que as missas se tornam mais… interessantes :)

    Responda este comentário

    Juliana Reply:

    Não pense assim, graças a deus temos cristãos como ele.
    Abençoado seja a pessoa que divulkgue a palavra de DeUS

    Responda este comentário

- web5 - ww8