Início » Listas

Embromation: Quando o artista gringo tenta cantar (?) em Português


[19 Jul 2009 | 23 comentários | Cler Oliveira]

versao_brasileira

Rick Bonadio, o cara dos carinhas, o descobridor dos sete mares do novo rock brazuca, lançou em seu twitter a seguinte pergunta:

O que vocês acham de brasileiros cantando em inglês?

Ao que respondi que, dependia do brasileiro e do inglês dele. Afinal, se fosse Joel Santana, não teria jeito: seria aberração certa.

Em tempos de globalização, a galera aprendeu cedo que, falar e cantar no idioma de Obama, faz com que mais portas se abram. Alguns, como foi o caso de Sandy e Jr. gravam em inglês, vão pros Estados Unidos de mala e cuia e voltam sem a cuia. Outros, percebe-se que optaram por esse caminho por uma simples questão de sonoridade. Sem querer defender, acho que foi esse o caso de Mallu Magalhães, por exemplo.

Acontece que, muitos, quando falam e entendem outro idioma. pensam que podem cantar nesta mesma lingua também. Acham que o seu inglês é tão perfeitinho, tão legalzinho que, tirando o sotaque, nada e nem ninguém vai o deter rumo ao caminho do sucesso internacional.

O drama só é percebido quando a situação é inversa: artistas gringos cantando em português. Veja bem: o cara é super famoso. A menina dos olhos da gravadora. De repente um champs diz: você deveria gravar em Português. E pagam o melhor cara que fala português no mundo para adestrar o artista. Se isso aconteceu, tenha certeza que a gravação se encaixa em uma das categorias abaixo:

O desastre:

Como o próprio nome sugere, é um desastre, daqueles tão grande que parece que o artista está cantando de tras pra frente. Nem é culpa dele, Coitado. Talvez da falta de noção do instrutor que disse: yes you can! Nessa categoria temos uma representante à altura: Avril Lavigne:

A história é que, sabe-se Deus por que razão, pediram para a menina, que fala  inglês canadense cantar o refrão do hit Girlfriend em portugês e em mais seis idiomas: espanhol, alemão, hindú, mandarin, italiano e francês. Para isso ela usa de uma tática muito original: anota a pronúncia da palavra. O resultado, pelo menos em português, foi algo que beira o desespero. Nem o Marco Taniguichi que fala fluentemente o japonês entendeu o que a infante tenta cantar na nossa lingua. Desafio. Têêêêmpo!

É só o refrão, e, mesmo assim, Avril ainda teve tempo de inventar uma palavra nova que apareceu no meio da frase “quero ser sua unadrrra“. Ai.

A homenagem…

Gringo veio aqui ou descobriu a música brasileira por algum meio que não vem ao caso. Daí, surge o estalo: vou gravar. Às vezes saem coisas bacanas demais, como bem lembraram o Barba e o Micelli no Twitter: algo como Everything But The Girl cantando Corcovado ou Damien Rice, desafinado. Mas às vezes… sai algo como Björk cantando Travessia.

Não sei se é eu que não gosto muito dela ou se realmente ficou ruim, mas eu não curti muito não (essa foi dica do Barba. A implicância ficou por minha conta).

Update – Robin Finck

Depois do post pronto eis que surge o Duff, do U2Br e o Wallace com uma lembrança que é pérola. Robin Finck, guitarrista do Guns n’ Roses, ou do que sobrou dele, por ocasião de sua passada pelo Brasil no Rock in Rio III, em 2001, deu a letra cantando Sossego.

Simpatiquinho, a então cruza de Marylin Manson com Tio Chico já explica que espera que a galera goste do que vai fazer. E manda bem na guitarra e não faz feio no Português.  Ah, não tem como não curtir. Vai pro trono. Adorei.

O tema de casa bem feito

Alguns já cumprem a tarefa direitinho. Cantam em português (sempre depois de já ter gravado algo em Espanhol) e convencem. E fica tão simpatiquinho, né? Esse mérito é sempre dos latinos como Ricky Martin e  Thalia (tá, se esforçou… dá um desconto) por exemplo ou, numa rara exceção, da italiana Laura Pausini.  Cabe informar que essas celebridades falam fluentemente o Português. Isso evita o fiasco.

Quase um brasileirinho. Desde a época em que Carla Perez não havia sido apresentada à Escova Definitiva, Ricky Martin já fazia bonito na nossa língua. E com muito charme.

Laura é fofa demais. Aprendeu a falar português e nunca mais esqueceu e faz disso uma ótima ferramenta de trabalho.

Só por diversão…

Tem algumas que não tem pretensão de homenagear e nem de ser tão sensacional assim. Essas e chamo de Just for fun. E, em mais uma dica bacana, o Micelli indicou Belle & Sebastian cantando Minha Menina, clássico dos Mutantes,  que ficou mara.

Viu? Só pra desopilar…

A perda total

Esta é uma variante da categoria desastre pelo simples fato de que, além de cantar muito mal em um idioma que não domina nem sob hipnose, ainda faz uma versão inteira do próprio hit. Nessa categoria, deixei de lado o título deste post e coloco um clássico da Bon Jovi em espanhol: Como Yo Nadie te amado.

Jon Bon Jovi já tinha tentado cantar em espanhol uma vez, Cama de Rosas, lá pelos idos de 1993. Ruim, mas passou. Dois anos mais tarde, não contente que as pessoas já estavam esquecendo do feito mal-feito, ele engrena outro sucesso no idioma de Maradona. É de chorar num cantinho, viu…

Desastre é apelido: Sou fã dos caras, mas tem horas que fica difícil defender. Mesmo assim, confesso que sei essa letra de cór e salteado.

Falando nisso…

Recoheço: o português é uma das línguas mais dificeis do mundo. É, segundo o wikipédia, a quinta língua mais falada no Planeta, com 260 milhões de pessoas que a dominam. Com tanta gente nessa onda é comum que as celebridades não escapem de ‘mandar uma mensagem’ aos fãs em Português. Que o diga Britney, Daniel Radcliff e outros que cairam nas graças do povo que fala a Lingua Portuguesa.

Say hello to Brazil!

 

Simples distrações que revelam talentos além da música
Basta ler qualquer biografia e lá estão, jogados em algumas páginas,  o talento artístico de um astro da música que vai além de sua musicalidade. Muitos, como no caso de ...
Leia mais
Claro Hits: um desfile de sucessos no intervalo comercial
Antes que me questionem, não estou recebendo um único centavo da Claro. Mas é inegável que  a empresa veio com uma proposta de comercial de TV bem interessante. Quem viveu ...
Leia mais
Cinco músicas para você tomar coragem e declarar o seu amor..
Coragem é que nem dinheiro: na hora que você mais precisa, te falta, principalmente quando o assunto é amor.  Quem nunca teve uma paixãozinha por alguém que não faz a ...
Leia mais
Fica.. vai ter Rodrigo Faro! Top cinco perfomances muito rock n’ roll!
Na TV aberta existem programas que são, como costumo dizer, chute  na cara do capeta de tão ruim, mas em muitos, alguma coisa compensa. No caso de O Melhor do ...
Leia mais
Cinco videoclipes que retratam o drama do bullying
O termo é relativamente novo, mas a prática, muito, mas muito antiga. O Bullying ou a "arte" de humilhar uma pessoa, sobretudo entre crianças e adolescentes, dá pautas a grandes ...
Leia mais
A NME elegeu: os logos mais bonitos de bandas
Como diríamos aqui no Sul, a NME se presta. Quando o assunto é listar, faz o tema de casa direitinho. Uma das mais recentes retrata os 50 logos mais bonitos ...
Leia mais
Os crossdressers do rock
A Ester Beatriz, blogueira de um dos meus blogs favoritos,  o Saber é Bom Demais, levantou o assunto sobre Crossdressing Masculino que, segundo o Wikipedia pode ser definido como o ...
Leia mais
A Rolling Stone listou: 22 bonitões que ilustram as 22 capas  mais sexy da história da revista
Mulheres, tremei. A edição online da americana Rolling Stone listou (e mostrou) o que seriam as  22 capas consideradas, na opinião deles, é claro, mais sexy com 22 bonitões de ...
Leia mais
It’s only rock n’ roll: Cinco groupies que fizeram a história do rock
Primeiro, vamos definir o que é uma groupie. Segundo o Wikipédia, Groupie é "pessoa que procura intimidade emocional e sexual com músico ou outras celebridade". Em resumo: a Maria Guitarra! Em geral, ...
Leia mais
Hoje, 1º de março, esta blogueira que vos escreve completa 34 anos. E, graças ao Number One in History é possível dar uma de Martin McFly e voltar no ...
Leia mais
Simples distrações que revelam talentos além da música
Claro Hits: um desfile de sucessos no intervalo
Cinco músicas para você tomar coragem e declarar
Fica.. vai ter Rodrigo Faro! Top cinco perfomances
Cinco videoclipes que retratam o drama do bullying
A NME elegeu: os logos mais bonitos de
Os crossdressers do rock
A Rolling Stone listou: 22 bonitões que ilustram
It’s only rock n’ roll: Cinco groupies que
10 músicas bacanas que foram #1 da parada

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

Cler Oliveira

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música, sobretudo U2, Bon Jovi e Coldplay. Estudiosa constante de Kurt Cobain. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000. Também redatora no www.mudarock.com.br.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusYouTube

  • Anonymous

    http://www.youtube.com/watch?v=j5-yKhDd64s&ob=av2e - Parece que o Eminem Fala ‘ Pra que Essa Regra ‘ 0.5 ate 0.7 . KKK

    Responda este comentário

  • Jose

    O português está longe de ser uma das línguas mais difíceis do mundo. O lance da dificuldade é relativo. Português é fácil para quem fala espanhol e italiano, e dificílimo pára quem nasceu falando uma língua germânica, como o inglês ou o alemão. O único som difícil do português é o som nasal, mas a língua inglesa tem algo muito pior, aquela vogalzinha chamada schwa, que nunca se sabe se é pronunciada como um a, ou um e, ou o raio que o parta. Também a abundância de monossílabos em inglês é um pesadelo para os falantes de línguas latinas. Esse negócio de dizer que português é difícil é mais um lance para desmoralizar a nossa própria cultura, mania de brasileiro de achar que tudo que tem aqui não presta, até a nossa língua.

    Responda este comentário

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 e Alguns

  • Laís

    Q fofos, eu amooo estrangeiros tentando cantar em português, bem ou mal, é mt legal vê-los falando.

    Responda este comentário

  • Pingback: O que acontece quando os gringos tentam falar português? « JUST A [ C R U S H ! ]

  • Marcos

    Esqueceram a Nelly Furtado que é filha de portugas.

    Responda este comentário

  • Pingback: Links Legais da Sexta Feira | Autozine

  • http://ogatoquepesca.blogspot.com Raphael

    O George Michael cantando uma bossa nova (acho que foi “Desafinado”) é sofrível.

    Mas a Shakira manda bem sempre que fala ou canta em Português.

    Responda este comentário

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 & Alguns

  • Pingback: Ehhh… Você fala a minha língua? « LIXEIRA DO POP

  • CRANqUE2

    Avril estava muito mal, né fácil, não fia.
    Gostei da Björk dizendo “sonho feito de BRISA”, aliás o som da primeira sílaba (bri) ela domina bem!
    A Laura Pausini nunca foi segredo, manda bem mesmo e com um sotaque delicioso!
    E o “você é linda” do Mathew Lewis foi perfeito!

    Responda este comentário

  • Calebe Borges

    Bom, se você não curte, pelo menos deixe esses artistas homenagiar os extrangeiros… Eu sou um que falo cinco idiomas, e quando converso as pessoas não ficam criticando, e eu esei que não falo todos muito bem, mas me esforço… O que vale é a intenção… Arrivederci.

    Responda este comentário

  • Léo Lima

    Brasileiros cantando em inglês até tem alguns q se saem bem como Emerson Nogueira, Igor Cavalera (Sepultura), etc… Mas gringos cantando em português não rola…..
    E por falar nisso gostaria de ver o Joel Santana cantando em inglês !!!
    RS….. Fodaço hein… !

    Responda este comentário

  • Luciano Blues

    Ei, lembra do Ritchie ? anos 80 e tals, ele ainda tá na ativa e, apesar do sotaque gritante, ele é o gringo que canta no português mais perfeito de todos.

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Sim, sim… escrevi sobre ele esses dias! O cara está no twitter também, lançando DVD Blue Ray e realmente, fala portugues melhor que a gente, hehe. Boa lembrança.

    Responda este comentário

  • http://www.universomix.info Pablo

    Gente.. a Avril cantou isso mesmo, ou foi um fã que fez essa dublagem? Bizarro! :O

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Um fã, se brazuca, teria feito melhor, exceto se estivesse cantando de tras pra frente, hehe.

    Responda este comentário

  • http://ocrepusculo.com Diego Camara

    O Manowar recentemente gravou um EP com a música “Father” cantada em 16 línguas, entre elas o português.

    Bizarro, completamente bizarro! Mais nada a declarar sobre isto…

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Ah, vou ver! Adoro bizarrice.

    Responda este comentário

    gilian Reply:

    e digo que ficou perfeito cada uma das línguas, não que eu entendo todas mas conheco muito bem a banda.

    Responda este comentário

  • http://bocaberta.org Marco

    Realmente Ricky Martin e Laura Pausini fazem bonito, mas a Avril… Ai, ai, ai.
    Se tem alguma coisa pra entender naquilo que ela fala, é mais ou menos aquilo que você escreveu no texto. E, com toda a certeza, o culpado maior é o cara do “Yes, you can!”.
    Quanto à Björk, talvez seja melhor escolher outra língua pra tentar cantar.

    Responda este comentário

  • http://criticaconstrutiva.wordpress.com Wallace Souza

    idioma difícil o nosso. lembro tbm do guitarrista do “novo” Guns cantando “Sossego” do Tim Maia no RockinRio III, bizarro demais…

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    O Duff do U2Br também lembrou desse feito, hahaha. Merece um update!

    Responda este comentário

- web5 - ww8