Home » Datas Comemorativas

Vai se formar e só falta a música? Aqui tem 10 sugestões para encarar esse momento

6 October 2009 74 Comments
154 Flares Twitter 8 Facebook 141 Google+ 5 154 Flares ×

Se algum link de vídeo não estiver funcionando, por favor, avise nos comentários

formatura

Clique aqui para 10 sugestões de músicas para entrada dos formandos

Eu já escrevi aqui sobre músicas de formatura e, como vou me formar no final do ano vejo a  galera se batendo atrás de canções que possam fazer esse momento ainda mais especial. Por isso, posts sobre o assunto nunca é demais.

Antes de eu pensar na minha música, todos os dias eu era surpreendida com uma idéia diferente. Algumas muito boas, outras nem tanto. Algumas sugestões, no meu entendimento,  funcionam muito, mas muito bem. Como são músicas bastante conhecidas, tudo o que você precisa saber é se mais alguém da sua turma irá se formar com a mesma. Portanto, cabe dar aquela socializada básica e saber se vai ter figurinha repetida ou não. Então, encontre um tipo que melhor se adapta a sua personalidade, clique nos links e… boa formatura!

1. As “novas”

Ok. Você quer causar e, para isso não quer revirar o baú atrás de uma música. Então, vamos dar uma olhadinha no que de melhor está rolando este ano para, a partir disso, fazer um set list bem bacana.

Minha sugestão: O super novo hit do Muse promete ser uma daquelas músicas que vai entrar para a história. Se não pelo clipe, que é sensacional, pela batida que é muito, muito boa. Se você está a fim de uma música nova, descolada e modernosa, fica a dica.

  • Lovers in JapanColdplay. Amo essa música e ela tem uma batida legal. Ouça a música e veja o clipe aqui.
  • Supermassive Black Hole – Muse – se você é fanboy de Crepúsculo, chegou sua oportunidade de mostrar isso para todos seus colegas de graduação – e de ser zoado para o resto da vida. A melhor música da trilha sonora do romance vampiresco mais sem graça de todos os tempo. Para ouvir, clique aqui.
  • Paparazzi Lady Gaga. Se quer algo dance – e que brilha muito – vai de Gaga que é certo. Embora eu não goste, ainda sim, seria interessante ver alguém entrando com essa música ou com Poker Face que, quer eu queira ou não, é o maior barato.
  • Single LadiesBeyonce. Não é uma das minhas preferidas, mas não nego que é divertida. Veja as loucuras que já fizeram mundo afora ao som desse hit.

2. As “pesadas”

Viu o VMB 2009 no qual a banda dos sonhos foi lá e fez um cover de Cochise do Audioslave?  Pois é, se você quer mesmo chutar o balde da sua formatura com uma música forte e letras tão precisas quanto um tiro de uma pistola a laser, a minha pedida é Audioslave, a ex-banda do meu queridinho Chris Cornell. Aliás, vou me formar com uma do Audio, mas não vou revelar aqui qual é. Não por nada, mas porque quero postar o video aqui e se postar antes da hora náo tem graça, né?

  • Paradise City (Guns n’ Roses – É velha, mas matadora. Tanto que você vai ter que cuidar para não matar seus pais de desgosto, conforme o trecho que for escolher…)
  • I Disapear (Metallica – Eu adoro e já vi que rola bem em formaturas nos quais os formandos tem estilo para segurar essa onda)

3. As do “Rock clássico”

Sabe aquela música que, quando o formando entra, até quem não o conhece vibra? Pois essas são as clássicas, músicas que a galera toda conhece e o que é mais provável: gosta. Nessa linha é bacana quem opta ou pelo refrão ou pela introdução matadora. Nesse quesito, Layla é a grande pedida.

para quem curte clássicos, fica a dica:

  • Smell like teen spirit Nirvana – Kurt é imortal e vai bem em qualquer ocasião, portanto, think about it.
  • You give love a bad name ( Bon Jovi – depois do Shot through the heart.. sabe?)
  • Twist and Shot (The Beatles – Olha a sua mãe dançando tresloucadamente na platéia! Que cena bonita, gente…)

4. As “fofis”

Nessa categoria entram aquelas que, sempre que escutamos, sai automaticamente um “ahhhhhhh…”. Algumas são irrestíveis mesmo. Sucesso certo. E nesse quesito,  No Rain é a campeã. Vai dizer que não?

  • To be with you - Mr. Big – Soube de uma colega que vai se formar com ela. Na hora eu pensei “como não tive essa idéia antes?”
  • Don’t Worry, be happy Bobby McFerrin – O cara não curte mais cantar essa música (dúvida? ouça a música e saiba o motivo aqui), mas quem não fica mais zen quando ouve essa música é porque está no nível stress nightmare.
  • I can’t see clearly now (Jimmy Cliff – pra quem curte reggae e algo meio sunshine day)
  • Tchubaruba (Mallu Magalhães – Eu até posso ter um certo desafeto por Mallu, mas a música é bem bonitinha..)
  • I’m yoursJason Mraz – Música que abre um sorriso na mente… tão feliz quanto propaganda de margarina.

5. As “tristes”

Ou, se preferir, as “sentimentais”. Aquela que quebra o clima festivo e coloca o formando numa outra dimensão. Algo meio sublime, se assim quiserem definir. Juro que já vi até My heart will go on, mas se alguém está pensando em se formar com isso, repense…o mundo é tão cheio de músiquinha boa, né? Eu particularmente não curto muito esse clima de chororô, mas pra quem gosta, pratão cheio.

  • We are the champions (Queen – Se você ainda acha que alguém precisa saber que você é campeão de alguma coisa, vai com essa, mas meu.. pensa bem)
  • What a Wonderful world (Louise Armstrong – O mundo é bacana, lindo até. E ele já sabe disso. Mas caso queira ratificar… Mas se quer causar, a sugestão é a versão do Ramones que, não é triste, mas é genial )
  • Heal the world (Michael Jackson – Pensa comigo:  Michael  morreu e você está procurando uma música lentinha que diga o quanto você quer melhorar o mundo com o seu diploma. Não é perfeito? Pra quem pensa assim, deve ser…)
  • Ao fim de tudo (Cidadão Quem – A música é linda e foi feita em homenagem ao baterista Cau Hafner, morto em 1999. Portanto, triste. Mas vi numa formatura de Relações Públicas e o sentido por lá era que, todo o sofrimento havia acabado. Mas, tchê… é de fazer chorar. Dica: na versão que eu linkei, ou seja, acústica, ela é mais animadinha)
  • One - U2 – Emocionante, mas é triste demais para a ocasião já que, ao contrário do que todo mundo pensa não é uma canção de amor, mas sim de separação entre um pai e um filho… estranho para o momento, não acha?)

6. As “pra comemorar”

E então chegou o grande dia e você quer que a sua música diga que ele está acontecendo? Dica: use uma música em português que fale do quanto esse dia é OBVIAMENTE especial pra você. Se escolher uma em inglês, corre o risco de ter que explicar depois e daí ninguém merece. Se for escolher canções nessa categoria prepare-se pois será, certamente, aquele tipo que sempre rola em toda e qualquer formatura e pode se repetir inúmeras vezes na sua também.

  • O dia “D” é hoje (Acústicos & Valvulados – Uma das bandas mais conhecidas do Sul do País, matou a pau nessa música que serve para qualquer ocasião, inclusive para sua formatura)
  • Peguei o Ita no Norte (ou se preferir “explode coração na maior fe-li-ci-da-a-de”. Preciso dizer mais? Manjado mas sempre tem um que usa)
  • Dia EspecialCidadão Quem – Uma das minhas bandas favoritas. Vi numa formatura e ficou tão bonitinho..
  • O Amanhã (Simone – Nem vou comentar… )
  • Os Segundos - Cidadão Quem – Mais uma da Cidadão, mas entra na lista com méritos pelo refrão “Foi pouco o tempo, mas valeu… vivi cada segundo. Quero o tempo que passou uou-uo-uo-uo-uoooo”

7. As “do Senhor”

Se for escolher música gospel, atente para um conselho: nunca, jamais, NEVER coloque a versão ao vivo.. gente é bizarro. Por mais santificada que seja a ocasião, fica um blá, blá, blá dos diabos! Escolha uma gospel pra cima. Daquelas de sair dançando (decentemente, lógico). Nessa categoria temos um cara chamado Ron Kenoly. Inclusive já assisti um show dele e é muuuito bacana. Recomendo.

8. As “do U2″

 

 

Formatura sem música do U2 não é formatura. Pode apostar. Sempre tem um que vai lá e faz o gol com alguma da maior banda da atualidade. Mas pelamor de Deus, cuida a letra na hora de escolher a música, tá? Quer um exemplo: numa formatura de Jornalismo  eu quase morri quando vi a formanda entrar com Sunday Bloody Sunday. Gente, que isso? Domingo sangrento só se você for se formar em algum curso de alguma facção criminosa. Tenho algumas dicas:

  • Elevation – sempre pra cima, anima qualquer festa
  • Walk On (uma das minhas opções de formatura. Adoro e a letra, pra quem gosta de analisar isso também, é perfeita)
  • Stuck in the moment Ah, bonitinha. O clipe é ruim, mas a música é boa. Clique aqui para assistir ao clipe e conhecer a história da música.

9. As “clássicas”

Você é formal e não curte essas músicas modernosas, né? Tudo bem, ninguém vai criticar o seu gosto refinado. Então, encare algo mais lírico e pop ao mesmo tempo. Que tal Freddy Mercury e Montseerrat Cabelet? How can I go on e Barcelona (hum… ) podem ser uma boa opção.

10. As “que não se encaixam na lista”

Regionais

 

Como moro no Rio Grande do Sul, toda a cerimônia tem o seu momento gaudério. Ou seja, musica regional, para quem curte as tradições de sua terra, é o que há. E ai, meu filho, vale tudo de qualquer lugar do pais, desde que seja animado…

Programas de TV/ Séries

 

Tem temas de TV ótimos para a formatura, assim como tema de cinema. Em se tratando de série, vale a sua favorita, desde que fique legal. Nessa, a mais usada é o tema de Friends, I’ll be there for you.  Anos incríveis tambem. Desenhos animados é uma diversão… se você tiver personalidade, encare um Thundercats ou algo do gênero.

E ai? Gostou de alguma? Que tal sugerir e dizer o que vai tocar na sua formatura?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cler Oliveira (919 Posts)

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000.


74 Comments »

  • André Antenado said:

    Que tal o Patati Patatá?

  • André Antenado said:

    Oswaldo Montenegro também tem muitas musicas lindas e que servem para esse tipo de ocasião… O DVD intitulado INTIMIDADE então é um achado!!!

  • André Antenado said:

    E a polentinha? E Valeska Popozuda? Pablo do Arrocha? Silvano Sales? E o Créu não entram nessa lista??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk –
    Meu Jesus tome conta… O que será dessas futuras gerações?

  • André Antenado said:

    Boa seleção! Porém algumas sugestões não combinam em determinadas situações! Vale salientar que existe gostos diferentes e pessoas que não se encaixam em tais perfis…

  • André Antenado said:

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Affonso Ricardo said:

    Adorei ver rock na lista ! xD mas faltou Whisky a Go-go, não pode faltar né ! Credence também pocha ! (risos) Agora, Metallica ? AMEI ! *-*

  • Camila Rocha Moura said:

    Me formo daqui a dois meses e gostaria de cantar uma musica para homenagear meus professores e colegas que passaram esse tempo comigo. Help me !!

  • Rute said:

    Acho legal My Way – Frank Sinatra, para os mais clássicos, a letra tem tudo a ver tbm.

  • Cler Oliveira said:

    Edge of Glory – Lady Gaga. Acho bárbara!

  • Gabriela said:

    eu qria uma musica animada pra dedicar aos meus pais.. sao bem animados.. nao qria uma musica mto tranquila.. uma dançante pra eles.. seria legal.. mas qual seria?? help!!

  • Está formando? « Gabys Silva said:

    [...] Hit na rede [...]

  • Jullynha09630 said:

    qual é o nome da música do Ron Kenoly que vc postou nas músicas gospel??

  • Néia said:

    Emoções do Roberto Carlos é linda. Mas se acharem muito lenta, ela pode ser colocada no convite. Também vai ficar legal!

  • Cler Oliveira said:

    Qual da Cidadão?

  • renatoxuletas said:

    Gente, gostei muito das dicas que estão dando para musicas, minha colação de grau, é dia 03-08-2011, e ainda ñão tenho uma musica, gosto de musicas nacionais, e estou com muita duvida, entre Cidadão Quem, e Elis Regina minha nossa q decisão cruel.

  • Os Segundos – Cidadão Quem | Hit Na Rede said:

    [...] 30 opções para músicas de formatura [...]

  • maria eduarda said:

    nossa!
    eu tava tentando prucurar uma música para minha mãe,mas ñ gostei de nenhuma!!!
    deixa pra outra ocasião então…

  • Cler Oliveira said:

    Essa música chama-se Sing Out, do cantor Ron Kenoly.

  • Daniele Schuminski said:

    As musicas do senhor, qual o nome dessa musica que vc colocou no mp3. Não consigo achá-la e gostei muito dela para a minha formatura.
    Se puder me responder pelo email, agradeço.

    Um abraço

  • Edi said:

    Amanhã vai ser a minha Formatura!!!! Alguem tem alguma sugestão? Musicas em Portugues Por Favorrrrr.

    Abraços a Todos….

  • Bia Almeida via Facebook said:

    Aqui sinceramente não sei o que mais comum. Mas tem as faculdades que usam uma música por aluno também.

    E a letra cai bem pra ocasião né? Com trechos como “Se você soubesse o que o futuro guarda, depois de um furacão vem um arco íris”, “Talvez a razão pela qual todas as portas estejam fechadas é que você possa abrir uma que te leve para a estrada perfeita” e “Você é original, não pode ser substituído”

  • Cler Oliveira via Facebook said:

    Aqui no Sul, o normal é uma música por aluno.. as formaturas ficam mais longas, mas mais pessoais, embora o consenso de turma seja muito bacana também. E Firework é demais! Sabe que logo vou fazer um novo post sobre músicas mais recentes e essa – ja que você lembrou – terá que ser obrigatória. Muito boa.

  • Bia Almeida via Facebook said:

    Eu adorei as músicas da minha colação de grau! Foram uns 5 cursos diferentes e colocaram músicas tipo Usher, Katy Perry e The Black Eyed Peas, 1 música por turma. Da nossa turma foi Firework da Katy Perry, que era o que queríamos mesmo…

    Legal era todo mundo quebrando o protocolo e dançando sentado enquanto esperava a vez de receber o canudo rsrs

  • Cler Oliveira via Facebook said:

    Que legal, colega!! Eu me formei em jornalismo em 2009/2. A minha música, surpreendendo a todos qu esperavam que eu fosse me formar com U2 ou Bon Jovi (minhas duas bandas fav), foi com Audioslave – Doesn’t Remind me :)

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.