Início » Gospel, Retrospectiva 2009

Retrospectiva 2009: O ano do gospel evangélico


[13 Dec 2009 | 14 comentários | Cler Oliveira]

retrospectiva-20091

Em 2008 foi a vez do pop católico retornar à parada de sucesso sob as bençãos do Padre Fábio de Mello e de alguns coadjuvantes nonsense, como a a cantora Jack. Este ano, o Gospel evangélico, que de acordo com o deputado Pastor Cleiton Collins (PSC) cresce 8% por ano, deu ares de revanche e, mais do que nunca, ocupa um lugar de honra nas prateleiras das lojas seculares.

Não só isso. Virou rotina ouvir canções evangélicas sendo anuncidas em primeiro lugar em rádio AM/FM coexistindo harmoniosamente com nomes como Ivete Sangalo, NX Zero, Victor e Léo  e até Jota Quest.

Um dos maiores responsáveis por essa volta por cima da música evangélica  é o cantor Régis Danese. Ex-sertanejo e ex-integrante do grupo Só pra contrariar (aquele do “e que se chama amor-oh-oh-h…”, lembra?). Embora o álbum tenha sido lançado em 2008 como um grande sucesso, 2009 garantiu a ele colher bons frutos do trabalho, entre eles, a indicação do Grammy Latino 2009 como melhor álbum cristão em português. (categoria onde quem levou a estatueta foi o grupo Oficina G3) Um feito que merece destaque uma vez que este espaço por muitas vezes fora ocupado por Alinne Barros, outro ícone gospel.

Para medir a popularidade que esse mercado alcançou, basta ver a lista dos álbuns mais vendidos. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Discos, o álbum mais vendido entre os dias 16 de outubro e 1º de novembro foi a coletânea Promessas (Som Livre). O álbum que conta com Régis Danese, Alinne Barros, Irmão Lázaro entre outros pops do mundo gospel. Impressiona saber que, este lançamento desbancou o aclamado Elas cantam Roberto Carlos que, há sete semanas era o álbum mais vendido do país. Promessas ficou em primeiro lugar por apenas uma semana pois encontrou um oponente respeitável: Victor & Léo Ao vivo em cores.

Mas  Victor & Léo em primeiro lugar (entre os dias 16 e 22 de novembro) esconde um lista, no mínimo interessante: o 3º lugar é ocupado pelo álbum Promessas. Já o 6º traz Irmão Lázaro e em 9º nosso velho conhecido Régis Danese. Ou seja, muito na frente de NXZero que, nessa semana, específicamente, ocupa a 20ª posição.Isso pode ser mais justificado por serem artistas alvos da pirataria do que pela popularidade. Mas já são outros quinhentos…

Agora preste atenção na tabela a seguir:

Lady Gaga
The Fame
Universal Music
Ouro
2009
CD
Diana Krall
The Very Best of Diana Krall
Universal Music
Ouro
2009
CD
Leonardo
Esse Alguém Sou Eu
Universal Music
Ouro
2009
CD
Jorge & Mateus
Ao Vivo em Goiania
Universal Music
Ouro
2009
CD
César Menotti & Fabiano
César Menotti & Fabiano ao Vivo – Voz do Coração
Universal Music
Platina
2009
CD
Eduardo Costa
Cada Dia Eu Te Quero Mais
Universal Music
Platina
2009
CD
Beyoncé
I Am… Sasha Fierce (Standart e Deluxe)
SONY MUSIC ENTERTAINMENT
Diamante
2009
CD
Oficina G3
Depois Da Guerra
MK Music
Ouro
2009
CD
Fernanda Brum
Fernanda Brum Som Gospel
MK Music
Ouro
2009
CD
Eyshila
Eyshila Som Gospel
MK Music
Ouro
2009
CD

Fonte: ABPD

Dos 10 primeiros maiores premiados por suas vendagens, do 7º ao 10º temos três representantes gospel evangélicos: Ofina G3, Fernanda Brum e Eyshila. Para quem quer conferir a lista até o 20º lugar será fácil perceber que o 11º vem com Régis Danese.

Ou seja: o ano foi sem dúvida algo do pop gospel evangélico que,  segundo o UOL, atualmente conta com um exército de 45 milhões de pessoas divididas em cerca de 200 mil templos.

Com a previsão de crescimento do mercado Gospel, que, para 2009 era de 30% e com os investimentos das gravadoras nesse segmento que já está disputando náo apenas a prateleira de CDs, mas passou a marcar presença na linha do Blue Ray que promete alavancar ainda mais qualquer perspectiva que possa ser feita para o mundo da música cristã em 2010.

 

Lie to me e Glee: Duas séries que mereceram minha atenção em 2009
Em 2008 minha menção honrosa a novas séries de TV foi exclusivamente para How I met your mother, uma das mais divertidas dentre as que assisto e que segue mantendo ...
Leia mais
Retrospectiva 2009: NME elege os atentados contra a moda cometidos por Lady Gaga
Sem dúvida, Lady Gaga é o nome do ano. Ao lado de Beyonce, a diva bizarra mostrou que, mais do que roupas estranhas, tinha talento e o resultado é impressionante. ...
Leia mais
Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre a homossexualidade
Um dos grandes nomes de 2008, Padre Fábio, em 2009, ao que tudo indica, irá repetir o feito de dar uma cara mais moderna a antigas chorumelas da Igreja Católica. ...
Leia mais
Retrospectiva 2008 – A volta do Pop Católico: Padre Fábio de Mello e Jake
Sem dúvida nenhuma, 2008 foi mais um ano de grandes revelações cristãs. Já nem falo de pop stars evangélicos que, depois de surpreenderem o mundo secular, mantêm o seu posto ...
Leia mais
A fantástica fábrica de cantores gospel…
  Não faz muito tempo, a agência CUBOCC capitaneou uma ação entre algumas blogueiras para lançar ao mundo a grande sacada da Rexona de inverter a ordem dos fatores do desodorante ...
Leia mais
Lie to me e Glee: Duas séries que
Retrospectiva 2009: NME elege os atentados contra a
Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre a
Retrospectiva 2008 – A volta do Pop Católico:
A fantástica fábrica de cantores gospel…

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

Cler Oliveira

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música, sobretudo U2, Bon Jovi e Coldplay. Estudiosa constante de Kurt Cobain. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000. Também redatora no www.mudarock.com.br.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusYouTube

  • Danilo Fujise

    Realmente, uma das explicações é porque os ouvintes da música gospel são mais fiéis (juro que esse trocadilho infame foi sem querer ….) e compram originais, mas a música gospel teve seus méritos ao sair da musiquinha de órgão de igreja/templo e variar mais, isso já há alguns anos, mas digamos que 2009 foi o ano da consolidação

    Responda este comentário

  • http://pequenoslideres.blogspot.com Fábio Praise

    Glória a Deus por isso. E que muitas vidas sejam alcançadas pela Música Gospel e pelas suas mensagens que nos levantam, nos fortalecem e nos abençoam.

    Além desse há também o DIANTE DO TRONO, André Valadão, Soraya Moraes e outros que têm grande destaque na Música Gospel.

    Responda este comentário

  • erick

    Só pra terminar…
    As figuras de linguagem pobres e o repetitivo uso das palavras “morrer”, “renasceu”, “cruz”, “exaltar” e “Jesus” fazem com que as músicas pareçam uma lavagem cerebral
    Bom, tem gosto pra tudo, só não vale julgar antes de ouvir

    Abraço

    Responda este comentário

  • erick

    Não é que todo mundo curte gospel
    É que os gospel vão lá e compram o cd, ao contrário da maior parte das pessoas, e só ouvem apenas músicas do gênero
    E discordo também sobre a riqueza das letras, harmonias e melodias.
    A maioria das harmonias são tão manjadas quanto as melodias (experimente ouvir “Incalculável” ou “Somos Convidados”)

    Responda este comentário

  • Ronimarcia

    Com certeza o louvor tende a crescer….. pois Deus é quem está tomando conta da situação…..Ungindo vozes, e comovendo corações…mudando vidas através do louvor….Parabéns a todos q acreditaram no na musica gospel….SUCESSO A TODOS
    E QUE DEUS OS ABENÇÕE

    Responda este comentário

  • Jairo Gesteira

    E acredito que é só o começo de muitas bençãos para o nosso país. Estamos voltando a entender que a música foi criada por Deus…para Ele deve retornar.

    Responda este comentário

  • fabiane

    essa noticia é uma bençao se as pessoas tao ouvindo com maior “frenquencia” e facilidade a musica gospel quer dizer q o evangelio esta chegando com mais facilidade a pessoas.
    tenho certeza q a volta de Cristo esta proxima, nao isso q diz apocalipse “quando todos ouvirem de Cristo pelo menos uma vez e tiverem a chance de aceita-lo como salvador, entao voltarei (Jesus)como um relampago e levarei a minha igreja”.

    Responda este comentário

  • marcia

    Que DEUS abençoe a todos ,ame a DEUS sobre todas as coisas e ao
    seu próximo como a ti mesmo.

    Responda este comentário

  • marcia

    Olá,costumo dizer que a música gospel é a palavra de DEUS cantada.
    JESUS mudou meu viver através dessas canções,tenho certeza que
    essas musicas tem curado a alma de muitas pessoas,não só no Brasil mas no mundo inteiro.Todos estes artistas são merecedores e vencedores também por chegar onde chegaram.Oro para que DEUS continue fazendo deles um instrumento em suas mãos,para ganhar almas para o Senhor JESUS.

    “Quanto mais o CÈU se encher;
    mais o inferno irá se esvaziar”

    Responda este comentário

  • Luhh

    É bom ver que a música gospel está sendo reconhecida como uma música de qualidade. E com certeza, mais novidades virão por ai… pois no meio evangélico, existem muitos irmãos talentosos, então aguardem isso é o começo…

    Abraços e que Deus abençoe a todos.

    Responda este comentário

  • Regis Ribeiro

    Ola, sou Regis mas não sou o Danese…
    A Música Gospel, ao contrario da grande maioria, preza por qualidade
    em sua melodia, harmonia e letra. Isto faz uma grande diferença se comparado ao que o mercado secular tem apresentado (salvo raras exceções), aliando tudo isso a situação de um país que sofre com a falta de moral em vários setores as pessoas teem encontrado na música gospel um estímulo a lutar e viver com alegria e dignidade.
    O resultado não poderia ser diferente.

    Abraço a todos.

    Responda este comentário

  • Thalita

    Graças a Deus o Gospel está nessa marca…creio que em 2010… será bem diferente…pois será ainda melhor a Vida da musica gospel evangélica…

    Deus Abençoe a Todos…

    Responda este comentário

    Regiane Reply:

    A paz esteja om todos,

    Concordo com você Thalita, a musica gospel estara em 1º Lugar, para honrar e engrandecer o Nome de Deus.

    Abraços

    Responda este comentário

    Regis Ribeiro Reply:

    OLa,

    A Música Gospel ao contrário da grande maioria, é uma música que preza pela qualidade de suas letras, harmonia e melodia. Aliando essa qualidade a um povo que não aguenta mais a falta de ética e moral em vários setores do nosso país chega-se ao resultado que vimos. As pessoas encontram estímulo para acreditar e buscar dignidade e cura interior.
    E na contra mão vem o mercado com artistas cada vez mais vazios e sem talento (salvas raras exceções).

    Abraço a todos.

    Responda este comentário

- web5 - ww8