Início » Top 5

Top 5 melhores videoclipes de animação


[24 Feb 2010 | 12 comentários | Cler Oliveira]

Mesmo para aqueles que ficam um dia inteiro sintonizados na MTV é cada dia mais difícil encontrar um vídeoclipe que valha os três ou quatro minutos diante do televisor.  A geração rapper USA encontrou uma fórmula básica para todo e qualquer clipe e é ela que vemos à exaustão: carrões + homens sem camisa + mulheres gostosas + muita pegação = clipe de sucesso. Quando a música faz parte da trilha sonora de um filme a fórmula muda para cenas do filme em questão + imagens do intérprete. Estas podem interagir com as imagens do filme, como  no clipe Elevation, ou não, como no video de My Heart is go on, de Titanic.

Alguns são clipes histórinhas, como Bon Jovi ama fazer. Outros, a banda tocando para nada e nem ninguém como I got a feeling do Black Eyed Peas. Há aqueles tirados de performances nonsense como “a do prédio”, do U2 no qual a banda quase foi presa. Enfim, formulas clichês é o que não falta.

Mas os mais bacanas na minha opinião são os que trazem animação. Em geral a banda nunca aparece, até porque, na maioria das vezes, a banda é dispensável. Nesse quesito, esta semana, o Skank  lançou o vídeo Noites de um Verão Qualquer, uma animação que contou com mais de três mil fotos e a direção precisa de Conrado Almada.

O publicitário de 30 anos é conhecido por dirigir comerciais de TV e vídeos experimentais que unem diversas técnicas de animação. Além dos conterrâneos do Skank, Almada já dirigiu o video Não mais, do Pato Fu, onde usa técnica semelhante.

Empolgada por esse lançado, me ocorreu listar  meus cinco vídeos de animação favoritos.

1. U2 – I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight

O vídeo é uma animação belíssima criada pelo artista irlandês David O’ Reily, um talentoso rapaz de 25 anos. O’ Reily mostrou parte do que sabia no premiado Please, Say Something, animação de 10 minutos que ganhou o Urso de Ouro em 2009.

2.  Frejat- Segredos

Esse clipe faz parte de uma série de vídeos na qual Frejat utiliza animação. O resultado do trabalho foi agraciado com um premio no Video Music Brasil, da MTV, em 2002 e com uma estatueta no Premio Multishow, em 2003.

3. Os Clãs – Sexto Andar

A sensibilidade francesa de Laurie Thinot é o ponto alto do videoclipe de “sexto andar”, música da banda portuguesa Os Clãs. Conheci no ano passado quando Fernanda Takai fez uma conexão luso-brasileira e desta resultou trabalhos belíssimos. Uma das minhas bandas européias favoritas.

4. Diariamente – Marisa Monte

Uma das músicas mais simples e bonitas de Marisa Monte, ganhou um clipe a altura. Mais um trabalho genuinamente brasileiro.

5. She & Him – Why Do You Let Me Stay Here?

Esse vídeo é um barato. Dirigido por Ace Norton, o rei do surrealismo visual, conta com cenas reais misturadas à animação para narrar, de maneira sarcástica, a sua saga. Não é de se espantar que uma das duplas mais bacanas da música não tenha um clipe tão legal quanto. Da lista, o meu favorito.

A lista, obviamente, é pequena, mas é para incrementá-la que temos o espaço dos comentários. Tem sugestões? Manda ver logo abaixo

 

Cinco músicas para você tomar coragem e declarar o seu amor..
Coragem é que nem dinheiro: na hora que você mais precisa, te falta, principalmente quando o assunto é amor.  Quem nunca teve uma paixãozinha por alguém que não faz a ...
Leia mais
Fica.. vai ter Rodrigo Faro! Top cinco perfomances muito rock n’ roll!
Na TV aberta existem programas que são, como costumo dizer, chute  na cara do capeta de tão ruim, mas em muitos, alguma coisa compensa. No caso de O Melhor do ...
Leia mais
Cinco videoclipes que retratam o drama do bullying
O termo é relativamente novo, mas a prática, muito, mas muito antiga. O Bullying ou a "arte" de humilhar uma pessoa, sobretudo entre crianças e adolescentes, dá pautas a grandes ...
Leia mais
It’s only rock n’ roll: Cinco groupies que fizeram a história do rock
Primeiro, vamos definir o que é uma groupie. Segundo o Wikipédia, Groupie é "pessoa que procura intimidade emocional e sexual com músico ou outras celebridade". Em resumo: a Maria Guitarra! Em geral, ...
Leia mais
Hoje, 1º de março, esta blogueira que vos escreve completa 34 anos. E, graças ao Number One in History é possível dar uma de Martin McFly e voltar no ...
Leia mais
Top 5: álbuns que vale a pena acompanhar no Twitpic
As distâncias entre celebridades e fãs diminuíram de maneira inimagináveis graças às redes sociais e aumentaram as chances de fazer qualquer admirador feliz. Você o segue no Twitter, o acrescenta ...
Leia mais
Top 5: Letras  que alguém escreveu chorando para que você cantasse sorrindo
Muita gente quando ouve uma canção nem se dá conta do que ela diz. Para muitos o que vale é o rítmo da batida. Se for boa, vira trilha de ...
Leia mais
A música que vem de Hollywood: De Robert Pattinson a Toni Collete, cinco atores que soltam a voz sem medo de ser feliz
Muitos atores arrasam nas telas e não se contentam apenas com o sucesso no cinema. Como mortais, alguns tem como hobby soltar a sua voz, seja profissionalmente ou nas horas ...
Leia mais
Vai se formar e só falta a música? Aqui tem 10 sugestões para encarar esse momento
Se algum link de vídeo não estiver funcionando, por favor, avise nos comentários Clique aqui para 10 sugestões de músicas para entrada dos formandos Eu já escrevi aqui sobre músicas de formatura e, ...
Leia mais
Levou um fora? Cante! Cinco músicas para levantar a auto-estima e fazer a fila andar
Como diria Renato Russo: "Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho". Terminar um relacionamento, ser trocada por outra (ou por outro) são percalços que acontecem até na vida dos ...
Leia mais
Cinco músicas para você tomar coragem e declarar
Fica.. vai ter Rodrigo Faro! Top cinco perfomances
Cinco videoclipes que retratam o drama do bullying
It’s only rock n’ roll: Cinco groupies que
10 músicas bacanas que foram #1 da parada
Top 5: álbuns que vale a pena acompanhar
Top 5: Letras que alguém escreveu chorando
A música que vem de Hollywood: De Robert
Vai se formar e só falta a música?
Levou um fora? Cante! Cinco músicas para levantar

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

Cler Oliveira

Cler Oliveira, jornalista, gaúcha, apaixonada por música, sobretudo U2, Bon Jovi e Coldplay. Estudiosa constante de Kurt Cobain. Curte pop rock internacional dos anos 80, 90 e tudo o que agrade os ouvidos depois dos anos 2000. Também redatora no www.mudarock.com.br.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusYouTube

  • Veronicabonfim

    Olá!
     
    Assista ao clipe de animação, exclusivo, de música inédita de Oswaldo Montenegro, “Não importa por quê”, no You Tube:
     
     http://www.youtube.com/watch?v=XsmzIVOTdco
     Por favor divulguem, vamos espalhar o que é bom!
     
    Abraço!
    Verônica Bonfim.

    Responda este comentário

  • neto

    faltou tb o maior recordista de prêmios (se eu não me engano)em matéria de animação: Sledgehammer – Peter Gabriel; Se não fosse por ele, os clipes não estariam evoluidos ao ponto atual….
    Vale a pena destacar que esse clipe foi feito totalmente em ‘stop motion’.
    http://www.youtube.com/watch?v=N1tTN-b5KHg

    Responda este comentário

  • http://www.miltonfoialua.blogspot.com Milton

    Os melhores videoclipes em animação que já assisti são os do cantor australiano Darren Hayes (ex-Savage Garden), lançados no DVD “This Delicate Film We’ve Made” em 2009. São simplesmente geniais!

    Responda este comentário

  • Pingback:   Nadave Links 88 by Nadave.net

  • Fernanda Albano

    O clipe “Bom dia” da Doyoulike? é lindo também! Vale o clique: http://www.youtube.com/watch?v=EsHZWlirFwg

    Responda este comentário

  • http://balaiovariado.blogspot.com/ Balaio Variado

    Tem bandas que utilizam um outro tipo de “animação”… o uso dos bonecos manipulados. Não saberia citar nenhuma banda agora, mas geralmente o resultado é bem interessante. Acho que o próprio Skank, já utilizou desta técnica e se não me engano, foi o grupo Gira Mundo que confeccionou e manipulou os bonecos para o clip. Não tenho certeza.
    Postei no meu blog o clip de um trabalho, feito com base no texto que conta a história real, de uma menina que foi condenada à morte.
    Não é o clip de uma banda e sim de um espetáculo que trabalha com bonecos para o público adulto.
    Para quem não conhece este tipo de trabalho, vale a pena conferir!

    Parabéns pelo post e apareça por lá!!

    Responda este comentário

    Roni Reply:

    A música é “A cerca”. http://www.youtube.com/watch?v=8k2QdsLvRFk

    Responda este comentário

  • daniel

    Na minha lista teria Do The Evolution do Pearl Jam.

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Na minha também, caso não tivesse entrado o She & Him. A dúvida foi grande pois, assim, como o do S&H da lista, seria o meu favorito. Mas Do the Evolution é hit dos clipes. Optei por algo menos conhecido.

    Mas o clipe é um dos melhores também. Pearl Jam faz parte do meu Top 5 bandas.

    Responda este comentário

  • jardson

    kd aquele do A-HA ??
    muito bom aquele… animação

    se nao me engado é “take on me”

    Responda este comentário

    Cler Oliveira Reply:

    Sim, sim… é Take on me. Video que depois ganhou uma “versão literal” e virou hit no Youtube. Mas realmente a lista é pequena.

    Tem outros dois videos que gosto muito que é ‘Strawberry…’ do Coldplay e ‘Brothers in arms’ do Dire. Mas são um pouco deprimentes :)

    Responda este comentário

  • Mercia Salles

    MARA esse clipe do Skank!!!!
    Esses mineirinhos são demais, incluindo o diretor!
    Bjuuuussss

    Responda este comentário

- web5 - ww8