Início » Shows

As polêmicas escolhas do especial Roberto Carlos Emoções Sertanejas


[2 Apr 2010 | 2 comentários | Cler Oliveira]

Emoções Sertanejas _ Roberto Carlos

O Rei, que antes só aparecia em especiais de final de ano, dá o ar de sua majestade numa espécie de micareta, diversas vezes no ano, com o bom e justo pretexto de (ainda) comemorar os seus 50 anos de carreira. Sorte nossa. Primeiro foram as mulheres, depois o Maracanã. No dia 1º, Roberto transitou por um estilo musical que o conhece bem e acima de tudo o reverência há muito tempo: o sertanejo.

No show Emoções Sertanejas, gravado  no Ibirapuera, no mínimo, três gerações de Sertanejos: o estilo à moda universitária de Paula Fernandes, Victor & Léo e Cesar Menotti & Fabiano; o Neo-sertanejo ou Sertanejo Romântico de Zezé di Camargo & Luciano, Gian & Giovanni, Bruno & Marrone, Daniel e Leonardo; o estilo de raiz de Sergio Reis, Almir Satter, Milionário & José Rico, Tinoco, Nalva Aguiar e o clássico sertanejo de Chitãozinho & Xororó, Roberta Miranda.

E diante disso fica a pergunta: Onde se encaixam Martinha, Dominguinhos e Elba Ramalho?

Primeiro é bom esclarecer que acho digna a carreira desses três artistas. Cada um a seu estilo ajudaram a compor a História da MPB. Porém é inegável que sendo um especial temático esses três ícones estavam completamente deslocados.

Há quem diga que Dominguinhos e Elba se encaixam no estilo Sertanejo por fazerem “música do Sertão”.Então, vamos ao conceito de Música Sertaneja de acordo com a Wikipédia:

No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da “música caipira” e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação.

Elba Ramalho, segundo a Wikipédia, se encaixa nas categorias de Cantores de forró,  Paraibanos de Piancó,  Paraibanos de Conceição, Mezzo-sopranos, Cantores da Paraíba, Atores da Paraíba e  Capas da Playboy brasileira. Não há, portanto, em sua carreira, algo que justifique o fato de a produção do programa ter incluído Elba nesse especial.

O mesmo se aplica a lendária cantora da Jovem Guarda e ao Rei do Baião.

Elba e Martinha foram a correção do Elas cantam Roberto Carlos

No super especial Elas cantam Roberto, que foi ao ar em 2009, muitos nomes ligados ao Rei foram deixado de fora. Os motivos podem ser vários, mas fiquemos com o fator tempo – seria humanamente impossível reunir, em um mesmo palco todas as cantoras que fazem parte da história do monarca – e esquecimento.

Não sei a qual dos dois casos pertencem Elba e Martinha – se é que pertencem a algum deles – mas a presença delas em palco, muito antes de fazer parte da categoria Sertaneja, deu a impressão de ser motivada por uma redenção. Uma correção na lista de convidadas que não puderam reverenciar o Rei no especial feminino. Martinha, ao lado de Wanderleia, foi uma das mulheres mais presentes na carreira de Roberto  Carlos considerando o período da Jovem Guarda. Elba Ramalho é Elba Ramalho.

Atuações deslocadas porém necessária.

Por outro lado, a presença de Dominguinhos, acredito que se deve muito mais a sua atuação como instrumentista do que como representante do sertão, uma vez que seu acordeon acompanhou a bela voz da igualmente bela Paula Fernandes, novo ícone da música sertaneja universitária.

Polêmicas à parte, Roberto Carlos mostrou que consegue ser referência em qualquer estilo. A expectativa para saber qual o proximo especial é grande.

Falando nisso…

Um dos momentos mais emocionantes da noite – arrisco a dizer que foi o mais emocionante – foi a apresentação de Tinoco. Pioneiro na música sertaneja, o ex-companheiros de Tonico, aos 90 anos de idade e 75 anos de carreira é reverenciado pelo Rei. Roberto deu a Cesar o que era de Cesar e nos proporcionou um momento a ser eternizado.

Tinoco, em sua simplicidade, pediu palmas para Roberto Carlos, sendo que o grande homenageado da noite era ele.  Belo instante. 

Especial Roberto Carlos em Jerusalém: o Rei está chegando na Terra Santa
Roberto Carlos se reinventa. Em 2009 os especiais do Rei invadiram a tela da Globo não apenas no Natal mas quando a gente menos esperava. Dentre os quais, Roberto Carlos ...
Leia mais
Roberto Carlos Emoções Sertanejas: Chegou a vez do rei receber seus súditos do sertão
Foto: Daigo Oliva/G1 Quem não faz parte da geração Grapete, certamente já se perguntou, por que, ora bolas, Roberto Carlos é chamado de Rei já que no Brasil existem centenas de ...
Leia mais
Uma noite com a majestade: Roberto Carlos
Foto meramente ilustrativa Show de Roberto Carlos nas principais capitais do país já é algo esperado todos os anos, porém este ano, a tradição cedeu um bom lugar às comemorações dos ...
Leia mais
Roberto Carlos – 50 anos: E o Maracanã ficou pequeno para tantas emoções
A frase é clichê, mas consegue resumir o grande show do, agora, único Rei pop vivo, Roberto Carlos: o Maracanã ficou pequeno para tantas emoções. Afinal, por lá passaram praticamente ...
Leia mais
Preparem a pipoca: para os que ficam, Rede Globo transmite o especial Roberto Carlos no Maracanã
Leia também: e o Maracanã ficou pequeno para tatas emoções Os 50 anos do Rei Roberto Carlos tem proporcionado diversos 'finais de ano' o ano inteiro, como bem resumiu o Micael ...
Leia mais
“Mas com palavras, não sei dizer…” : O gran finale de Elas cantam Roberto Carlos
Confesso que não vi todo o especial Elas Cantam Roberto Carlos (em breve, o Youtube corrige a minha falha), porém o pouco que eu vi já me bastou. O Rei ...
Leia mais
E vai rolar a festa: Nos 50 anos de carreira do Rei, elas cantam Roberto Carlos
Saiba como foi o show de 50 anos de carreira de Roberto Carlos no Gigantinho Atualização: Assista o vídeo do final do especial Elas Cantam Roberto Carlos clicando aqui. Por cinco décadas ele ...
Leia mais
Especial Roberto Carlos em Jerusalém: o Rei está
Roberto Carlos Emoções Sertanejas: Chegou a vez do
Uma noite com a majestade: Roberto Carlos
Roberto Carlos – 50 anos: E o Maracanã
Preparem a pipoca: para os que ficam, Rede
“Mas com palavras, não sei dizer…” : O
E vai rolar a festa: Nos 50 anos

Related Posts with Thumbnails

Share on Tumblr

  • Gerysmar

    O Dominguinhos se encaixa em qualquer genero, uma vez que estava ali por que sabe e muito bem o faz. Lembre-se que ja foi parceiro de Roberto em canção anterior como Baile na Fazenda.

    Responda este comentário

  • http://www.metheoro.net @metheoro

    EEERRRR… o Rei do Baião foi e sempre será “Luiz Gonzaga” inclusive, isto está na Wikipedia na página do dominguinhos e ele renega esse rótulo, ja o entrevistei 3x e nas 3 ele me falou isso: O Rei do baião é o seu lua, eu sou apenas um discípulo.

    Só pra corrigir mesmo.

    Responda este comentário

- web5 - ww8